Na última semana, nos dias 25 e 26 de junho, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou de um encontro com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) para discutir como profissionais contábeis podem contribuir com os pequenos negócios do país.
O programa “Contador Parceiro”, uma iniciativa gratuita e online, também foi discutido na reunião e propõe preparar os profissionais contábeis para formar uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.
No primeiro dia do encontro (25), cada entidade fez um diagnóstico das ações, que já estão em curso, envolvendo o suporte da classe aos micro e pequenos empresários. Lá, foram analisadas, inclusive, melhorias e inovações para o programa Contador Parceiro.
De acordo com o vice-presidente de Política Institucional do CFC e contadora, Maria Dorgivânia Arraes, “o Programa Contador Parceiro: Construindo o Sucesso é muito bem formulado para o desenvolvimento de habilidades e competências do profissional da contabilidade”.
Diante dessa questão, Arraes acredita que é necessária uma reformulação para que se possa atingir melhor o público-alvo a fim de que se perceba como é fundamental a ajuda e o auxílio a esses pequenos negócios, além de poder contribuir com a competitividade dos negócios das empresas.
No segundo dia do evento (26), os participantes discutiram em que pontos as entidades poderiam aprimorar a sua parceria e as metas que desejam alcançar, indo em busca além da capacitação e buscando a preparação mais ampla da classe contábil.
Ainda no mesmo dia, foi debatido também os meios de integrar forças, fortalecer o trabalho conjunto e, melhorar o ambiente de negócios no país.
Para a analista da unidade de Relacionamento do Sebrae Nacional, Fabíola Calazans, a expectativa é ampliar as iniciativas conjuntas, além de poder explorar ainda mais o potencial de integração das entidades.
“Hoje nós temos essa parceria já estabelecida com o CFC, em que nós temos a trilha do Contador Parceiro, que é uma forma de trabalharmos, mas percebemos que a atuação Sebrae e organizações contábeis vai muito além do que só trabalhar uma trilha. Temos inúmeras possibilidades de atividades em conjunto e queremos explorar essas oportunidades dentro desse novo programa”.
Os frutos que poderão ser recolhidos com os trabalhos integrados também são comentados pelo diretor técnico da Fenacon, Wilson.
“Existem várias ações, do ponto de vista institucional, que as três entidades podem fazer, aumentando, ainda mais, a sinergia entre elas”, pontuou.
Com informações do CFC