Cartórios lançam sistema “Avise-me!” de notificações de dívidas para empresas

Cartórios lançam sistema “Avise-me!” de notificações de dívidas para empresas

Os cartórios de protesto de todo o país lançaram um novo sistema que promete ajudar os empresários e pessoas físicas a acompanharem dívidas lançadas no CPF e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) .

O serviço “Avise-Me!” já está disponível e foi criado com objetivo de notificar empresas e cidadãos sempre que uma dívida for lançada no CPF ou CNPJ daquela pessoa ou empreendimento. Para receber as notificações – que são automáticas e gratuitas – basta cadastrar o documento desejado na plataforma.

Uma vez finalizado o cadastro, caso uma dívida seja lançada no CPF ou CNPJ cadastrado no “Avise-Me!”, o usuário receberá notificações via SMS ou por e-mail.

A iniciativa já está disponível nos 25 estados brasileiros e no Distrito Federal e consegue puxar o registro de dívida realizada em qualquer um dos 3.760 cartórios de protesto do Brasil.

Como acessar o “Avise-Me!”

Para utilizar a plataforma de notificações, o interessado deve assinar um termo de adesão com a assinatura digital do gov.br.

Também é possível fazer a adesão por meio de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, padrão ICP Brasil, formato A3 ou A1. 

Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, a novidade pretende não só notificar os cidadãos sobre as dívidas para que eles possam quitar essa pendência antes que passem a ter restrições no crédito, mas também prevenir golpes, já que muitos recebem mensagens de criminosos alegando que existem dívidas em seu nome e a vítima acaba efetuando o pagamento dessa suposta cobrança para o golpista. 

A medida quer proteger os brasileiros neste novo cenário onde acontecem constantes vazamentos de dados na internet e as informações pessoais estão disponíveis em várias redes sociais e outros meios.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A sustentabilidade registrada

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku, e G20, no Rio de Janeiro, ambos eventos ocorrendo quase que simultaneamente durante este mês de novembro, nada mais salutar e oportuno do que a aprovação da Norma...

ler mais