Diversos trabalhadores estão encontrando o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) bloqueado desde a última quarta-feira (5). O erro, que continuou sendo relatado na sexta-feira (7), acontece ao acessar no aplicativo, quando surge a mensagem de que o dinheiro depositado na conta vinculada não está disponível.
O erro foi confirmado pela Caixa Econômica Federal, gerenciadora dos fundos, que afirmou ainda que o processo de normalização do sistema já começou e a previsão é que o desbloqueio do FGTS para saque seja feito em até seis dias úteis.
O banco explicou que o erro se deu “Em função da alteração da data de vencimento de recolhimento do FGTS, a Caixa está atualizando rotinas no processamento do fundo para se adequar ao novo modelo. A ação não gera impacto financeiro aos trabalhadores nem tampouco necessidade de comparecimento em agências do banco. A normalização das contas já foi iniciada”, informou a instituição financeira, por meio de nota.
A instituição financeira ainda não retornou os trabalhadores sobre prejuízos no acerto de pagamentos imobiliários e financiamentos, que foram impactados pela falta de acesso ao fundo de garantia.