ATC Contabilidade: compromisso e transparência por tradição inovadora em sua transformação

ATC Contabilidade: compromisso e transparência por tradição inovadora em sua transformação

Por Letícia Bueno

DIRIGIDO POR MULHERES, ESCRITÓRIO PREGA A EQUIDADE DE GÊNERO E A PRESENÇA FEMININA NA CONTABILIDADE

A ATC Contabilidade surgiu quando, em 1992, o contador Thirso Pinto de Toledo se desfez de uma parceria e resolveu começar a trabalhar em sua própria casa. No início, possuía apenas uma mesa, uma calculadora e uma máquina de escrever começando assim a conquistar seus primeiros clientes. Diante do crescimento, e com uma carteira de clientes estável a ATC inaugurou sua própria sede e 30 anos depois, já está em sua terceira geração. Tradição com inovação fazem parte da organização.

Sandra Toledo Silva, contadora com mais de 33 anos de experiência, filha do sr. Thirso, destaca que a ATC trabalha sob três principais pilares:

“Precisamos destacar nosso foco na proximidade e personalização dos nossos atendimentos para cada cliente, atuamos de forma próxima e consultiva, para entender a necessidade da empresa. A otimização do tempo dos nossos clientes também é nosso segundo importante pilar, pois cuidamos das rotinas que tomam o tempo do empresário e claro, por último e não menos importante, nosso terceiro objetivo é a redução de riscos. A ATC está sempre preocupada em mitigar riscos de autuações, e investe no conhecimento técnico e regulatório das áreas, com profissionais em contínua atualização”.

Hoje, Sandra é quem está à frente do escritório, junto de sua filha e sucessora Camila Toledo Barbieri, contadora e pós-graduada em planejamento tributário, que com sua experiência profissional atuando como auditora tributária na Deloitte e Ernst Young, agregou à ATC, possibilitando ainda mais crescimento à empresa. Juntas, elas representam uma dupla força feminina na liderança e também da sua presença no setor.

“E como mulheres e empreendedoras em um setor predominantemente masculino, nossas premissas sempre foram garantir um ambiente de trabalho plural, que represente o protagonismo feminimo e permita que as mulheres encontrem oportunidade de mostrar o seu trabalho, enfatiza Sandra”.

De fato, no mercado contábil, a participação da mulher em eventos da área tem se tornado frequente, em decorrência da procura crescente por capacitação, sendo o conhecimento um dos atributos do empoderamento feminino nos dias atuais. Nessa perspectiva, desde 1991 é realizado o Encontro das Mulheres Contabilistas (EMC) pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), levando o conhecimento a respeito do empreendedorismo contábil, a equidade de gênero caminha a trilha da realidade na classe contábil. As mulheres já somam 42% dos profissionais do País e os números não param de crescer .

Nota-se que mesmo diante do avanço significativo, onde, a mulher vem conquistando seu espaço no ambiente de trabalho, ainda há uma desigualdade entre os gêneros. As mulheres ocupam menos vagas de emprego e detém salários menores que os homens (IBGE).

Mas tradição e a presença feminina não são os únicos destaques

R. Santa Ignez, 15 – Aparecida – Bragança Paulista da ATC. O escritório utiliza da tecnologia a seu favor e de seus clientes, e este ano inaugurou o seu proprio aplicativo. “Não podemos fugir da inovação e da transformação digital, este ano resolvemos inaugurar nosso projeto que foi cuidadosamente construído para que nossos clientes tenham acesso ao seu negócio de qualquer lugar. Nosso App informa em tempo real todos os documentos emitidos para a empresa e permite que nossos clientes consultem desde guias, holerites, alvarás, lembretes de vencimentos, contratos até boletins informativos. A tecnologia nos ajuda a otimizar nosso tempo e do nosso cliente, sem perder um de nossos pilares que é o comprometimento a e transparência.

E, para as mulheres que querem ingressar na área contábil, Sandra pontua que o mais importante ter é um objetivo definido. A dedicação e atualização constante são imprescindíveis. “É necessário fazer a gestão do tempo, ter uma rotina de estudo, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, ela finaliza, explicando que o conhecimento técnico e domínio da área são chaves importantes para se tornar uma profissional competente e que transmita confiança aos clientes.

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