Área médica: qual é a diferença de contar ou não com uma contabilidade especializada?

Área médica: qual é a diferença de contar ou não com uma contabilidade especializada?

Muito mais do que uma opção, a contabilidade é um dever para as empresas, uma vez que o artigo 1.179 do Código Civil (Lei n.º 10.406/2002) estabelece que o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema contábil, mecanizado ou não, com base na escrituração de seus livros, que seja pertinente à documentação correspondente para elaborar anualmente o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado econômico. Por sua vez, para os negócios inscritos no Simples Nacional, a legislação determina que a falta de registros contábeis, em seus respectivos livros, pode levar à exclusão do regime.

Assim, a maioria dos empresários busca cumprir com o dever legislativo ao contratar um profissional ou escritório contábil. No entanto, eles não sabem que a contabilidade é muito mais do que isso.”Trata-se de um instrumento cuja finalidade é sim pagar impostos, mas ela pode ajudar o negócio a focar em decisões estratégicas, a se posicionar melhor perante a concorrência, negociar preços, atender melhor os clientes e atuar em basicamente todos os aspectos do cotidiano do seu segmento”, explica a CEO da Mitfokus Soluções Financeiras,  Júlia Lázaro.

No entanto, para ter todo esse suporte, é necessário contar com uma contabilidade especializada, afirma ela. “No que se refere às empresas médicas, essa condição é essencial, pois é uma área com muitas características intrínsecas, desde as especificidades da carga tributária até o próprio entendimento do mercado. Portanto, é de suma importância que os médicos contem com o apoio de profissionais  que dominem os aspectos mais específicos do setor”.

Foi com esse entendimento que a Mitfokus Soluções Financeiras foi fundada. Júlia Lázaro, administradora de empresas, após trabalhar por 12 anos na área financeira de grandes multinacionais e enxergando a dor de seu marido médico que pagava muitos impostos, viu a oportunidade de empreender e fundar uma fintech totalmente voltada para a Medicina, que atendesse a gestão contábil e financeira dos profissionais da área. Deu certo. Presente no mercado desde 2017, a empresa tem obtido resultados expressivos junto aos seus clientes, verdadeiras provas de que contar com a ajuda de profissionais especializados no setor  é muito mais eficiente do que contar com um contador generalista. 

Segundo Julia, os médicos que procuram os serviços da Mitfokus, na maioria das vezes, chegam com várias dificuldades, a maioria delas decorrentes da falta de planejamento tributário ou problemas com os órgãos arrecadatórios. “E isso é natural, pois esses profissionais não estudaram nem se formaram em Economia, Ciências Contábeis ou Direito Tributário. Se eles se aventurarem nessa área, naturalmente estarão deixando de lado o segmento em que se dedicaram: a Medicina”.Entre as vantagens de contar com uma contabilidade especializada na área médica, destaca-se a cobertura dos passos necessários para alcançar o sucesso na profissão, obtendo mais produtividade e evitando perdas financeiras. “Aqui, damos a devida atenção a certos detalhes econômicos dos médicos, independentemente do porte ou ramo de atuação, que requerem cuidados extras. Elaboramos folhas de pagamento, fechamos balanços, e nossa plataforma inteligente conta com gestão financeira e tributária integradas, tudo isso para que os médicos tenham saúde financeira para si, e seus negócios.”, conclui a CEO da Mitfokus.

Fonte: Engenharia de comunicação

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A sustentabilidade registrada

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku, e G20, no Rio de Janeiro, ambos eventos ocorrendo quase que simultaneamente durante este mês de novembro, nada mais salutar e oportuno do que a aprovação da Norma...

ler mais