Abono salarial PIS/Pasep 2024 já está sendo pago; veja o que fazer se o dinheiro não caiu

Abono salarial PIS/Pasep 2024 já está sendo pago; veja o que fazer se o dinheiro não caiu

Na última quinta-feira (15) o governo iniciou o calendário de pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2024, referente ao ano-base 2022.

O acerto do PIS segue o mês de aniversário do trabalhador do setor privado e o acerto é feito pela Caixa Econômica. Já o Pasep segue o final da inscrição do trabalhador e é feito pelo Banco do Brasil.

Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep deste ano serão feitos entre 15 de fevereiro e 15 de agosto.

Assim, na última quinta-feira (15), receberam o pagamento do abono salarial os trabalhadores do setor privado nascidos em janeiro e aqueles do setor público com inscrição final 0.

O que fazer se o PIS/Pasep não caiu?

Para receber o abono salarial em 2024, o trabalhador deve cumprir alguns requisitos:

  • Estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2022);
  • Ter trabalhado durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) .

Se o empregado está entre os requisitos, verificou que tem direito a receber do abono e é nascido em janeiro (PIS) ou tem final da inscrição 0 (do Pasep), ele já deveria ter recebido o dinheiro na semana passada.

Se o valor não consta na sua conta, será necessário comunicar o órgão responsável.

A Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal gov.br.

Já o Banco do Brasil recomenda que o beneficiário solicite o valor ao Ministério da Economia através do Alô Trabalhador, no telefone 158.

Se houve algum erro no processamento, o trabalhador pode ser incluído nos lotes de pagamento dos próximos meses.

Consulta PIS/Pasep

No caso PIS, é possível consultar se está apto ao abono salarial neste ano pelos aplicativos da Caixa, tanto o Caixa Tem quanto o Caixa Trabalhador. No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2024.

No Caixa Trabalhador, o usuário deve fazer o login, localizar a seção correspondente ao abono salarial e clicar em “Exercício Vigente” para ver o valor disponível. No app, também há uma calculadora para simular a quantia do benefício com base no salário mensal do empregado e nos meses trabalhados.

Outra opção é através da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital na aba “Benefícios” e depois em “Abono Salarial”, que permite a verificação do valor, dia e banco de recebimento, já que os beneficiários do PIS recebem pela Caixa e os do Pasep pelo Banco do Brasil.

Já os servidores públicos podem consultar se têm direito ao Pasep no site do Banco do Brasil, os servidores públicos federais, estaduais e municipais conseguem consultar se possuem abono a receber através do Portal gov.br.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais