A Caixa Econômica Federal finaliza ainda nesta semana o acerto do pagamento do abono salarial do ano-base 2020 aos beneficiários que recebem pelo Programa de Integração Social (PIS) .
Responsável pelos trabalhadores da iniciativa privada, o banco começou os acertos no dia 8 de fevereiro e nesta terça-feira (29) aproxima-se do fim dos pagamentos, fazendo o depósito para nascidos em novembro.
O próximo e último grupo a receber o valor pelo PIS serão os trabalhadores nascidos em dezembro, que terão liberação do pagamento no dia 31 de março.
O calendário de pagamento dos colaboradores da iniciativa pública e que recebem pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), já foi finalizado no dia 24 de março. O acerto deste grupo foi responsabilidade do Banco do Brasil.
O valor do abono é de até um salário-mínimo, pago aos trabalhadores inscritos no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos.
O benefício referente ao ano-calendário 2020 deve ser pago para aproximadamente 22 milhões de brasileiros, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Aqueles que recebem pelo PIS e forem correntistas da Caixa, terão os depósitos feitos na conta corrente, e os que não possuírem conta, receberão pela Poupança Social Digital, acessada pelo aplicativo Caixa Tem
Como consultar o PIS/Pasep
O trabalhador pode verificar se tem algo a receber pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O download é gratuito e pode ser feito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal gov.br, por meio do endereço eletrônico.
Para obter o documento digital, o colaborador deverá informar o CPF e criar uma conta autenticada no portal gov.br.
Após o login, o trabalhador deverá consultar a opção “Benefícios”, no menu inferior, e depois selecionar “Abono salarial”. Outra opção é ligar para o telefone 158.
Outra forma de consultar o Pasep é pelo site do Banco do Brasil, bastando preencher o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento.