Há uma tendência global importante na transição do modelo de serviços contábeis focados exclusivamente em apuração tributária, para o modelo de aconselhamento estratégico financeiro.
Consultores financeiros que começam como contadores especializados em tributos, atingem resultados relevantes com prática do planejamento financeiro e de investimentos.
Ao ampliar o escopo dos serviços que eles fornecem, eles aumentam sua própria satisfação profissional e constroem relacionamentos mais fortes e sinérgicos com os clientes.
De forma resumida, as principais causas dessa tendência no setor contábil são:
- Contadores podem captar novos clientes. O número total de pessoas físicas com negócios na B3, considerando renda fixa e renda variável, atingiu 13,1 milhões. O perfil deste tipo de investidor é mais sofisticado, mais exigente e, consequentemente, ele percebe maior valor em serviços consultivos de alto nível;
- Fidelização da atual base de clientes. Em geral, os clientes de empresas de contabilidade buscam apenas os serviços relacionados com a conformidade legal tributária ou trabalhista. Contudo, é crescente a quantidade de empreendedores que buscam auxílio consultivo em decisões estratégicas. Em outras palavras, demandam serviços de maior valor. Quando o contador começa a ofertar a consultoria de investimentos ou planejamento patrimonial/financeiro, ele consegue fidelizar ainda mais os clientes premium;
- Aumento da sua receita. É óbvio que se o contador capta mais clientes ou oferta novos serviços consultivos para seus clientes atuais, sua receita aumenta.
- Engajamento da equipe. Profissionais da contabilidade experientes querem mais que apurar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) . Contudo, nem todos têm vocação para liderança e gestão de equipes. Muitos preferem seguir a carreira consultiva. Criar este tipo de serviço é um forte impulso de engajamento e motivação do time técnico das empresas de contabilidade.
Para acelerar a transformação do contador em consultor financeiro de alto valor, a startup LionTech lançou uma ferramenta que os ajudará a automatizar o processo de apuração tributária.
Além disso, a startup conta com um pilar educacional muito forte, cujo objetivo é capacitar os profissionais da contabilidade em sua jornada pelo universo dos investimentos.
A ferramenta oferece a apuração do Imposto de Renda (IR) mensal sobre investimentos da renda variável automatizada.
Além da organização das informações para a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, a startup oferece o controle mensal de recolhimento de impostos (emissão de DARFs), controle do portfólio de ativos e dos prejuízos por tipo de operação para o investidor. As informações são puxadas direto da bolsa de valores B3.
“Nosso objetivo é simplificar o assunto Imposto de Renda. Trazer todos os recursos que o investidor precisa para acompanhar o assunto mensalmente e de forma muito intuitiva gerar seus impostos mensalmente”, explica o CEO da LionTech, Daniel Constantino.
O objetivo da LionTech, na fase atual, é oferecer sua tecnologia para os contadores poderem ajudar os investidores que estão em seus respectivos escritórios na apuração dos impostos, além disso, o contador pode se tornar um consultor financeiro.
A LionTech, que ganhou notoriedade após ter recebido um cheque do influenciador Thiago Nigro, o Primo Rico, em seu programa “Primo Startups”, conta agora com o apoio da Balance Ventures, que tem como sócios a Fortes Tecnologia, Keevo e Roberto Dias Duarte.
A Balance Ventures é Deal Club constituído por empresas especializadas em gestão e contabilidade, que resolveram sair do óbvio e investir em um ecossistema de inovação, trazendo um programa de aceleração que busca transformar pessoas e negócios, gerando melhores resultados e soluções disruptivas.
“Vamos democratizar o investimento no mercado financeiro incentivando a parceria entre contadores, seus clientes e agentes de investimento. Esse movimento no ecossistema irá levar colocar o mercado financeiro do Brasil em um novo patamar “, diz Roberto Dias Duarte, que reforça que, com o serviço de consultoria financeira, além da consultoria tributária, o contador pode fidelizar os clientes de sua base, ganhar novos clientes, ter um aumento de receitas em seu escritório e até mesmo engajar sua equipe.