O Direito Tributário é de difícil compreensão, pois existem diversas leis e regras administrativas, de modo que é normal realizar o pagamento de tributos de forma equivocada. Nestes casos, o contribuinte tem direito à restituição do valor que foi pago a mais.
Muitas empresas e pessoas físicas possuem direito à restituição de crédito, de modo que se trata de uma oportunidade de conseguir muitos clientes e lucros altos.
A recuperação de crédito representa um alívio no fardo empresarial, que traz diversos desafios, como alta carga tributária, problemas logísticos e bastante competição no mercado.
O que é a restituição de crédito tributário
Previsto no Código Tributário Nacional (CTN) A restituição de crédito tributário, também chamada de ressarcimento de crédito tributário, é uma forma de receber de volta tributos que foram pagos de forma incorreta.
Para receber o crédito tributário, é necessário protocolar um Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP) junto ao fisco.
É possível obter a restituição tanto de forma administrativa quanto de forma judicial.Para receber a restituição é necessário juntar todos os documentos que comprovem o direito, bem como apresentar o cálculo.
Tanto pessoas físicas quanto empresas, independentemente do tamanho e área de atuação, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), podem solicitar a restituição.
Desta forma, o campo de atuação é muito grande, sendo possível constituir uma grande carteira de clientes para a restituição de crédito.
Como conseguir uma carteira de clientes de recuperação de crédito tributário
Para que você trabalhe com restituição de crédito, é fundamental dominar a matéria sobre o serviço que está sendo vendido.
Saber os conceitos de Direito Tributário, bem como as teses tributárias de restituição, é necessário para conseguir explicar o serviço, como também responder dúvidas, o que é essencial para realizar vendas.
Expor o conteúdo nas redes sociais ou em um site é uma boa forma para atrair clientes. Criando conteúdo relevante, sem interesse direto em realizar vendas, você começa a criar uma relação positiva com possíveis clientes e também se torna referência na área.
Outro ponto importante é fazer um bom networking para ter bons contatos. Realizar parcerias, com advogados, contadores e administradores, é uma forma de aumentar sua rede de contatos.
Tenha uma boa política de preços, que envolva ética, respeito à lei e transparência. Isso será fundamental para construir uma carteira de clientes próspera e de sucesso.
E vale ressaltar: estar disponível para comparecer em reuniões com sócios e diretores, certamente fará diferença.