A Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, já se consagrou como uma das datas de maior movimentação do varejo no Brasil e uma das mais esperadas, tanto pelos comerciantes quanto pelos consumidores, que buscam preços menores para adquirir vários produtos de suas listas de desejos.
Falando do impacto da data em números, em 2021, somente no mercado on-line, as vendas nesse período movimentaram R$4,2 bilhões, com ticket médio de R$ 753.
Para este ano, as expectativas são ainda melhores, pois em novembro tem início a Copa do Mundo, o pagamento da primeira parcela do 13º salário e começam as compras para as confraternizações de fim de ano.
De acordo com a pesquisa Behup sobre consumo, referente ao 2º semestre de 2022, feita no último mês de maio, metade dos entrevistados (50%) já pretendiam comprar algum item na Black Friday.
De olho nesse movimento, os donos de micro e pequenos negócios já podem se preparar para as ações de marketing, publicidade e canais de venda. Alguns segmentos do varejo são historicamente potencializados na Black Friday como: roupas e acessórios, eletrônicos, alimentos e bebidas, supermercados, calçados e brindes.
Dicas para vender mais no período
Outro ponto de atenção para os empreendedores que pretendem vender mais na data são os canais de venda disponíveis e a agilidade da entrega.
“A opção de comprar o produto on-line na Black Friday é indispensável para quem busca melhorar os resultados”, recomenda o coordenador de Competitividade do Sebrae, Ivan Tonet.
Segundo o especialista, os negócios precisam estar atentos aos diversos aplicativos em que seu produto pode ser vendido e apresentado ao consumidor.
“Temos ferramentas de marketplace que facilitam bastante, como Magalu, Mercado Livre, Americanas e Amazon. Para quem ainda não entrou nesse universo, recomendo que acesse os cursos do Sebrae e comece imediatamente”, diz Tonet. As redes sociais permanecem sendo um excelente canal de vendas para a Black Friday.
É fundamental realizar, com antecedência, uma checagem nos estoques para estimar as vendas e certificar que haverá disponibilidade dos produtos com mais saída.
“Se o consumidor já está pensando em comprar, o empreendedor também precisa se antecipar e garantir que fará as vendas”, alerta Tonet.
Nesse momento, é importante verificar as opções de entrega desses produtos que são vendidos on-line. “O prazo para entrega é um fator determinante para a fidelização e o encantamento desse cliente”, completa o analista do Sebrae.
Com informações Agência Sebrae