Nesta quinta-feira (31), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) completa 75 anos de fundação.
Criado em 31 de dezembro de 1947, com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional, hoje sua atuação é mais ampla, com foco no constante aprimoramento da classe contábil e na valorização da categoria por parte da sociedade.
O CRCRJ oferece capacitação profissional gratuitamente por meio de cursos e eventos presenciais e a distância, fornece o registro dos profissionais – que só podem atuar mediante o cadastro no órgão – e promove a fiscalização do cumprimento das Normas Contábeis.
Para além das funções regimentais, estabelece uma série de parcerias e Termos de Cooperação Técnica em benefício da sociedade e da categoria, a exemplo do firmado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, de forma pioneira, para desenvolvimento de ações em conjunto em quatro áreas: Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Assistência Social.
“Ao longo desses 75 anos de CRCRJ, nosso Conselho evoluiu muito. Passaram pela casa 33 Presidentes, cada um com sua contribuição de acordo com a época, com as necessidades da categoria e as possibilidades de realização. Me sinto honrado por presidi-la neste marco histórico”, afirma o Presidente Samir Nehme, que completa:
“Hoje, nossa atuação permanece tendo como foco Registro, Fiscalização e Desenvolvimento Profissional, mas buscamos mais proximidade com o profissional da contabilidade, contribuindo com demandas que facilitem seu dia a dia, como o atendimento preferencial em órgãos e repartições públicas”.
Um marco para a Contabilidade brasileira
O Rio de Janeiro foi o berço da Contabilidade brasileira. O Conselho Federal de Contabilidade surgiu em 1946, através do Decreto nº 9.295, de 27 de maio. No ano seguinte, em 1947, foram criados dois conselhos regionais: em 12 de fevereiro, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Guanabara, com sede na então capital Rio de Janeiro, tendo como primeiro Presidente Rinaldo Gonçalves de Souza.
E em 31 de março, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, com sede na então capital do Estado, Niterói, tendo como primeiro Presidente Emílio Dias Filho.
A partir da criação do Sistema CFC/CRCs, a profissão contábil ganhou novos contornos, tornando-se regulamentada.
Linha do Tempo:
- 12 de fevereiro de 1947: Instalação do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Guanabara, com sede na capital. Seu primeiro Presidente foi o Sr. Rinaldo Gonçalves de Souza (1947-1953)
- 31 de março de 1947: Instalação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, com sede na então capital do Estado, Niterói. Seu primeiro Presidente foi Emílio Dias Filho (1947-1955)
- 1975: A Resolução CFC nº 401 decide sobre a fusão dos Conselhos Regionais de Contabilidade dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro
Fonte: CRCRJ