No próximo dia 30 de março, os brasileiros que optaram pelo open banking, devem receber os primeiros contatos sobre ofertas de outros bancos.
O encaminhamento de crédito possibilitará às instituições financeiras o envio de diversas ofertas de crédito, aumentando assim a gama de opções do cidadão.
Dessa forma, os usuários poderão aumentar as ofertas de crédito, escolher as melhores taxas, limites e opções, que forem mais adequadas ao seu bolso.
Uma das propostas do open banking é inverter a ordem das coisas: antes o consumidor precisava ir até o banco solicitar financiamentos e crédito, e agora a instituição financeira poderá ir até ele, oferecendo seus serviços e diferenciais.
Como o open banking fornece o histórico daquele cidadão, os bancos já terão uma ideia do perfil econômico, padrões de pagamento e consumo, entendendo a demanda personalizada de cada usuário.
Uma mesma pessoa poderá receber diversas indicações de empresas para compartilhar seu histórico e assim, receber um maior número de propostas para atingir seu objetivo.
Novidades do Open Banking
No dia 30 de junho, a função de pagamento de boletos deverá estar disponível aos usuários do Open Banking.
No dia 30 de setembro, será habilitada a função para pagamentos com débito em conta.