Acontece nesta terça-feira (15) o Dia do Consumidor, comemorado por muitas empresas varejistas com descontos que prometem ser equivalentes à Black Friday, agitando o comércio neste começo de ano.
A data, celebrada internacionalmente, costuma incentivar a Semana do Consumidor com ofertas todos os dias, variando de acordo com cada negócio, que devem continuar até o próximo dia 20.
No último ano, houve uma movimentação financeira considerável no período. O comércio eletrônico do país registrou faturamento de R$6,3 bilhões em 2021, alta de 85% em relação a 2020.
Segundo pesquisa da E-commerce Brasil, apenas no dia 15 de março de 2021, foram R$592 milhões em vendas no país, incentivando os lojistas a melhorarem suas ofertas e divulgações para a data neste ano.
Os principais segmentos que registraram pedidos em 2021, de acordo com a pesquisa, são de moda e acessórios (21%), seguido por eletrônicos e informática (18%), beleza (14%) e itens de casa e construção (12%).
Dia do Consumidor x Black Friday
Apesar da expectativa de se tornar a Black Friday do primeiro semestre, os números alcançados pelas duas datas em 2021 foram bem distintos.
Apenas no dia 26 de novembro, dia oficial da Black Friday no ano passado, foram registrados R$4,3 bilhões em vendas, fora o que costuma ser consumido na semana durante e na segunda-feira seguinte, na Cyber Monday.
Ainda assim, o Dia do Consumidor tem motivos suficientes para que os lojistas se empenhem na data comercial e melhorem um período em que não há feriados com proveitos comerciais para todos – o feriado mais próximo seria a Páscoa, voltada para um nicho muito específico de mercado.
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