MPEs: confiança da categoria fica estável em fevereiro

MPEs: confiança da categoria fica estável em fevereiro

O Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) aumentou 0,4 pontos em fevereiro em relação a janeiro deste ano, mantendo-se em torno de 90 pontos, mostrando estabilidade após um período de queda.

A situação pode ser atribuída a melhoria no comércio, incentivando a confiança dos micro e pequenos empresários, que possuem expectativa positiva para os próximos três meses.

O índice, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou que a confiança do setor do comércio aumentou 3,9 pontos, mas teve redução de 1,4 pontos no de serviços e 2,6 pontos na indústria.

De acordo com o Sebrae, os dados mostram uma pequena melhoria a curtíssimo prazo, já que avaliando os próximos meses, a categoria continua apresentando incertezas devido à crise internacional, possíveis evoluções da pandemia e pelo calendário eleitoral.

Indicador de crédito

O indicador de crédito, que avalia as exigências e concessões ou renovações de empréstimos, fechou o mês de fevereiro em queda, com 96,7 pontos, 5,1 pontos abaixo de fevereiro do ano passado.

Quanto menor o indicador, maior são as exigências das instituições financeiras para os micro e pequenos negócios.

Analisando por setores, os serviços demonstram maior dificuldade na tomada de crédito, seguido pelo comércio.

O segmento da indústria de transformação teve maior facilidade e exigências reduzidas na concessão de crédito pelas instituições financeiras no período,

 

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também