Nesta quinta-feira (17), a Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) transmitiu ao vivo e gratuitamente os primeiros painéis da 27ª edição para o público contábil e recebeu presencialmente, no auditório do CRCSP, conselheiros para acompanhar o evento.
O encontro iniciou com um painel sobre Panorama dos programas de compliance em empresas de capital fechado e tendências para ambientes menos complexos. O bate-papo foi mediado por Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Fecontesp, e convidou Mariana Mantoan, Associate Pertner na área de Forensic & Integrity Services da EY do Brasil, e Elida Micheloni, Gerente sênior da área de Forensic & Integrity Services da EY do Brasil.
Durante a apresentação, as palestrantes falaram sobre a importância do contador na criação e desenvolvimento de programas de compliance nas empresas e as tendências da trilha de atuação.
“Pode ser dentro de um escritório ou atuando como contador dentro de uma empresa de outro segmento, o profissional faz a diferença em uma companhia quando tem a competência de olhar uma contabilidade e identificar transações de risco. É um profissional que agrega demais em questões financeiras e humanas”, Mariana.
Tecnologia colaborativa no trabalho pericial
No segundo painel do dia, subiu ao palco Fábio Rodrigues Garcia, advogado e administrador judicial, José Luiz Munhos, perito contábil judicial e parecerista, junto da moderadora Flavia Augusto, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCSP.
O tema discutido foi sobre a Visão 3D e possibilidades do uso de tecnologia colaborativa no planejamento e execução de trabalhos periciais. Os palestrantes apresentaram o cenário de evolução dos bancos, que já disponibilizaram ferramentas que permitem ver extratos dos últimos 25 anos, e ressaltaram que isso otimiza o trabalho e o tempo do perito contábil, permitindo que ele possa trabalhar esses números em ferramentas fáceis, simples e que estão disponíveis nos escritórios.
Outro ponto mencionado foi a trava bancária. Os palestrantes apontaram cenário atual das perícias em caso de travas bancárias e as soluções encontradas a partir da TI – arquivos OFX e CNAB.
Finalizaram o painel dizendo que a atuação dos peritos deve sair do campo operacional e aprofundar-se na estratégia.
Metaverso Corporativo
A Convenção também abordou o Metaverso Corporativo e as oportunidades de negócio com Napoleão Galegale, professor e pesquisador da PUC-SP e do Centro Paula Souza.
O especialista fez uma contextualização da economia virtual envolvida no Metaverso, explicou os como funciona os ativos digitais – NFT, o potencial de negócios dessa tendência, como investir nesse mercado e apontou desafios e oportunidades do Metaverso para a contabilidade, como área, e para contadores, como profissionais.
Edgard Cornacchione, presidente da Fipecafi, também entrou no debate e disse que para a contabilidade manter sua relevância histórica, ela vai precisar ser crítica e se posicionar.
“A habilidade mais importante para contadores, diante do metaverso, talvez seja ser menos tecnicista e ter mais capacidade de avaliação crítica sobre esse modelo de negócio. A contabilidade vai precisar se posicionar para dar assistência, assessoria e reconhecer resistências nesse ambiente digital. Vai ser preciso participar mais criticamente desse contexto do que simplesmente reconhecer atributos de transações”, explicou.
Foto: Portal Contábeis
Tecnologia, governança, riscos, oportunidades e economia
No período da tarde, a CONVECON deu sequência a programação recebendo outros painéis e palestras com grandes profissionais.
Foram discutidos Algoritmos disponíveis na contabilidade para gestão e governança dos pequenos e médios negócios; Matriz de riscos aplicada à contabilidade gerencial – modelo Coso; Novo ISSB do IFRS Foundation: normas contábeis de Alta Qualidade – divulgações sobre sustentabilidade e LGPD: mapeando oportunidades.
O evento será encerrado com uma painel com Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, sobre o contexto político e econômico no novo cenário dos negócios.
A CONESCAP 2022 contou com um público online de mais de 10 mil conexões.