Com o final do ano, é comum querer planejar um novo ciclo com metas a conquistar nos próximos 365 dias.
Para que tudo ocorra conforme o esperado, é importante montar ações para cada pilar do seu negócio: finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias. Confira algumas dicas.
Controle de caixa
O controle financeiro é algo sério, por isso, terminar o ano com um balanço geral, ajuda a controlar melhor o que está por vir, e a separar valores para fluxo de caixa, investimentos, despesas e estoque.
Ter as entradas e saídas de caixa organizadas é essencial, dando à empresa uma previsão do que pode ou não arriscar, e até promoções que pode ou não fazer. Ter capital de giro para manter o negócio e estar em dia com as contas é básico para quem quer trabalhar com números de resultados.
Alguns fatores preveem maior capital de giro, como compras à vista, estoque grande de mercadorias, redução de prazos de pagamentos, entre outras. O que também deve ser colocado em dia é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) , que apresenta as depreciações e a visibilidade do negócio, e prevendo a margem necessária para cobrir as despesas de operações. É o chamado Ponto de Equilíbrio da empresa, que é importantíssimo avaliar periodicamente. Tendo os custos visíveis, monitore os números para tentar reduzir a proporção com relação aos lucros.
Projetar as vendas
Outra dica bacana é projetar as vendas e as entradas mês a mês, e fazer as cobranças necessárias a fim de diminuir o índice de inadimplência. Fazer uma tabela de clientes e os potenciais clientes, tíquete médio consumido na loja, para avaliar o ano e fazer destes números uma meta a ser superada em 2019.
O passo seguinte será definir ações para os colaboradores, atualizar tabela de preços, descontos e qual será o investimento em marketing necessário. A sazonalidade do ano também deve ser prevista, se o seu produto tem melhores e piores períodos de vendas, se planeje para isso.
Marketing
Aproveite o ano novo também para fortalecer seu marketing e até testar novos canais de vendas, analisando o mercado para direcionar suas ações e atrair ainda mais clientes.
Para isso, é interessante analisar pontos positivos e negativos do seu nicho de atuação, avaliando as ameaças e oportunidades do negócio.
Aposte na disseminação de informação através das redes sociais, pois é um canal dinâmico e permite atingir um número considerável de pessoas.
Mas prepare-se para com um planejamento para gestão de crises, como reclamações, e atendimento ao cliente. Ao mesmo tempo, são as redes grandes aliadas no atendimento e relação direta com o consumidor. É fundamental estar presente e ter boa repercussão, para a disseminação do produto ou serviço oferecido.
Aplicativos de chat também podem dar suporte ao atendimento e manter seu cliente sempre atualizado com as novidades e promoções da loja.
O ambiente e as pessoas
Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento, para já iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar. O custo dos colaboradores durante o ano também deve ser estimado, para planejar pontos de melhoria e economia.
Na hora de contratar, se certifique que a pessoa está qualificada e disposta a assumir a responsabilidade, e se ela tem perfil para o negócio. Apostar em horários de produção mais flexíveis ou benefícios ao funcionário é interessante para torná-lo mais ativo e feliz durante o seu ofício.
O ambiente de trabalho também pode receber um upgrade para motivar ainda mais os funcionários e fazer com que eles trabalhem motivados é fundamental. Além disso, deixe sempre o espaço aberto para o diálogo, iniciativas e sugestões dos colaboradores, para eles se sentirem parte do todo.
Portanto, termine 2021 com tudo organizado e se permita ousar em pontos possíveis no próximo ano. É uma habilidade do empreendedor encontrar nas dificuldades uma oportunidade para fazer melhor e planejar é sempre o melhor caminho.