A Black Friday foi uma data muito aguardada pelos brasileiros em 2021, que esperavam grandes promoções das lojas e produtos desejados, mas de acordo com o Índice de Atividade Econômica de PMEs realizado pela Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, nem todos os setores conseguiram se beneficiar da data.
O crescimento da movimentação financeira média real em novembro/21 foi puxado pelo bom desempenho dos setores de Serviços e Comércio, já outros que também aguardavam um desempenho superior na data acabaram tendo suas expectativas frustradas.
O índice mostra que a movimentação financeira média das PMEs registrou crescimento real de 2,8% em nov/21, na comparação com igual período do ano anterior. Em relação a out/21, houve incremento de 6,2% – corroborando a sazonalidade mais forte dos meses de novembro no histórico. Em particular, as PMEs do segmento de Serviços e Comércio registraram avanço mais forte da movimentação financeira em novembro/21 (+13,6% e +10,1% YoY, respectivamente).
Desempenho no comércio
O monitoramento permitiu identificar dentro de cada grande setor as atividades que mais contribuíram para os resultados observados no período. No comércio, por exemplo, a principal contribuição no crescimento médio da movimentação financeira no último mês ocorreu no comércio atacadista, sobretudo nas atividades “Comércio atacadista de resinas e elastômeros” e “Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo”.
Já no comércio varejista, em que há grande expectativa em torno do desempenho por conta da Black Friday, a expansão da movimentação financeira média se mostrou abaixo do verificado no setor de Comércio como um todo, haja vista o crescimento real de apenas 3,7% em novembro/21.
Dentre as atividades que aparentemente se beneficiaram do período de promoções do último mês, destacam-se: “Comércio varejista de artigos de relojoaria”, “Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos”, “Comércio varejista de artigos esportivos”, “Comércio varejista de bebidas” e “Comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho”.
Por outro lado, em outros segmentos em que usualmente espera-se forte desempenho por conta da Black Friday, houve queda da movimentação financeira média real no último mês: “Comércio varejista de equipamentos para escritório”, “Comércio varejista de artigos de colchoaria”, “Comércio varejista de livros”, “Comércio varejista de artigos de óptica” e “Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios”.
“A frustração com os efeitos da Black Friday em alguns segmentos está diretamente relacionada ao momento econômico pelo qual passa o Brasil, em que há uma forte pressão inflacionária sobre a cesta de consumo essencial das famílias, ou seja, há pouco espaço no orçamento para compras de bens de outra natureza”, comenta Fábio Flaksberg, COO da Omie.
Impacto nos serviços
No segmento de Serviços, o crescimento da movimentação financeira média real se mostra muito mais relacionado às atividades que vêm sendo beneficiadas pela reabertura da economia, do que propriamente por eventuais efeitos da ocorrência da Black Friday.
Quando observamos a média móvel da movimentação financeira real das PMEs no setor de Serviços, o ritmo de recuperação neste ano apresenta elevada correlação com o avanço da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no país, como evidencia o gráfico abaixo.
De toda forma, especificamente nas atividades de “Agentes de investimentos em aplicações financeiras” e de “Agências de viagens” observou-se em novembro/21 forte crescimento da movimentação financeira média real na comparação anual, além de uma aceleração expressiva em relação aos resultados de outubro/21 – indicando que as PMEs nesses segmentos de serviços podem ter sentido um impacto benéfico do período de Black Friday.
Com informações Omie