Dados analisados e divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostraram que as negociações salariais do mês de outubro tiveram o pior resultado para os colaboradores entre as data-base de 2021
Segundo o Dieese, 65,1% das correções salariais realizadas no último mês foram inferiores à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Avaliando as porcentagens, 21,1% dos casos analisados ficaram com valores iguais à inflação e apenas 13,8% tiveram valores superiores ao índice, demonstrando uma conquista no poder de compra.
Levando em conta as negociações realizadas entre janeiro e outubro, 49,8% dos reajustes salariais ficaram abaixo da inflação, 33,4% ficaram equivalentes e apenas 16,8% registraram aumento.
No acumulado do ano, o setor de serviços é o que mais registrou o reajuste abaixo do índice, já a indústria por outro lado marcou o maior percentual de aumentos e o comércio demonstrou correções iguais ao índice.