Servidores aposentados e pensionistas do Governo do Estado de São Paulo que são aniversariantes de maio e setembro e não fizeram a prova de vida em 2021, têm até esta quarta-feira (11) para realizar o agendamento em uma unidade da SPPrev (São Paulo Previdência). Após a atualização, o pagamento dos benefícios será reativado.
O prazo para fazer comprovação em uma agência do Banco do Brasil se encerrou nesta terça-feira (10) para esses beneficiários.
Inativos e pensionistas civis e militares que já se recadastraram neste ano estão com a situação regularizada e não precisam repetir o procedimento em 2021. Veja como funciona a prova de vida para aposentados do INSS.
Segundo a SPPrev, cerca de 18,3 mil beneficiários que fazem aniversário em maio e setembro tiveram o pagamento suspenso por falta de realização do recadastramento em 2021.
Os inativos e pensionistas que tiveram o pagamento bloqueado e realizaram o recadastramento até esta terça (9) terão o benefício reativado na folha suplementar de 19 de novembro, informou o órgão. Após essa data, e dependendo do dia da atualização, a reativação ocorrerá nas próximas folhas.
Corte de benefícios
Os aniversariantes de junho e outubro devem se recadastrar até o dia 19 de novembro nas agências do Banco do Brasil ou até o dia 22 de novembro nas unidades da SPPrev para que o pagamento de seus benefícios não seja bloqueado.
A prova de vida anual chegou a ser suspensa por conta da pandemia de coronavírus, mas voltou a ser obrigatória para inativos, pensionistas civis e militares no dia 1º de setembro. Os beneficiários que fazem aniversário de janeiro a abril estão dispensados do recadastramento neste ano e deverão fazer a atualização somente em 2022.
A SPPrev informou que o retorno da obrigatoriedade foi amplamente divulgado em seu site, no Facebook, no aplicativo da São Paulo Previdência, por email, por meio do teleatendimento e por associações de servidores.
Fonte: com informações do Agora São Paulo