Desde março de 2020 o mercado de trabalho foi atingido de forma radical pela pandemia de Covid-19, em uma fase que já não estava completamente estável, prejudicando como nunca a retomada desse setor.
Com a disponibilização das vacinas e o avanço da imunização, o mercado começa a ser reaquecido e os empregadores voltam a ter esperanças de que a retomada do comércio vai de fato acontecer.
Para que isso seja viável e não haja novas ondas de covid, lockdowns e todos os problemas enfrentados nesses últimos 20 meses, grande parte das empresas passaram a solicitar como requisito para as vagas de trabalho a carteira de vacinação.
Segundo dados da plataforma de vagas de emprego Indeed, o número de anúncios em seu site que solicitam a vacinação dos candidatos subiu 515% de agosto para outubro. Antes, 91 vagas a cada um milhão solicitavam a vacina (sem especificar qual), agora a média passou para 560 anúncios a cada milhão.
Já as vagas que citam claramente o requerimento da vacina contra Covid-19 subiram 894% entre agosto e outubro deste ano no site, passando de 32 anúncios por milhão para 318.