Possuir um currículo bem estruturado é um dos primeiros passos para chamar a atenção de recrutadores e alcançar a tão esperada oportunidade no mercado de trabalho. Em temporadas de final de ano, as contratações reaquecem no setor de varejo e são uma boa oportunidade para quem busca uma recolocação.
Para destacar seu currículo, erros de ortografia, falta (ou excesso) de informações e fontes inadequadas são apenas alguns dos fatores que podem diminuir suas chances de contratação.
É inegável que cada empregador busca um perfil para a vaga que disponibiliza. Nesse sentido, dizer que existe um modelo ideal para um currículo certeiro seria errôneo. No entanto, segundo Bruno Gallucci Melo, Gerente de Negócios Corporativos da Thomas Case & Associados, existem algumas dicas que podem te ajudar a se sobressair entre seus concorrentes.
Clareza e objetividade
Segundo o gerente de negócios, um CV bem feito apresenta todas as informações necessárias de forma objetiva. “Currículos muitos extensos podem cansar os recrutadores e não abrem a oportunidade de se apresentar devidamente. Escolha sempre ser breve, organizado e sucinto, evitando ultrapassar duas páginas de escrita”, explica Melo.
Reforçar as últimas experiências
Na hora de descrever suas experiências anteriores, opte por detalhar mais precisamente as funções exercidas recentemente. O que você fez há muitos anos pode ser citado apenas de forma superficial.
Não se candidate para qualquer vaga
Focar em oportunidades nas empresas que se alinham aos seus objetivos profissionais te proporciona chances maiores de conquistar a vaga desejada. “Por exemplo, se você já trabalhou em empresas de tecnologia, é bem possível que seu nível de conhecimento nesse mercado seja elevado em comparação ao de outros candidatos”, elucida o gerente de negócios.
Destaque suas conquistas
Nunca esqueça de trazer suas principais conquistas obtidas em funções anteriores. Competências, números e fluência em idiomas agregam significativamente nesse momento.
Não tenha medo de inovar
Se você permaneceu muito tempo em uma mesma empresa, as chances de seu currículo ser antigo são grandes. “Um novo modelo de CV pode ser de grande ajuda na recolocação de um profissional que permaneceu muitos anos no mesmo emprego. Atualmente, por exemplo, os vídeo-currículos estão cada vez mais em alta”, destaca Melo.
Por último, mas não menos importante, conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar seus dados de acordo com o perfil do lugar pode ser um fator decisivo para o sucesso. Além disso, mentir no CV nunca é uma boa ideia.
Com informações Thomas Case & Associados