A jornada de evolução do contador

A jornada de evolução do contador

Em um cenário com tantas incertezas, desafios e mudanças, microempreendedores, pequenos comerciantes, gestores de médias e grandes empresas e todos os empresários vêm lutando diuturnamente para encontrar soluções para seus negócios.

O fato, porém, é que não há empresa de sucesso que consiga tomar as melhores decisões e seguir o caminho do crescimento econômico sem o assessoramento e a consultoria de um contador.

Em 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, data oportuna para refletirmos sobre os caminhos que esta essencial profissão está seguindo. Com uma infinita capacidade de adaptar-se à complexa legislação tributária brasileira imposta a todos os contribuintes, este profissional dispõe de um mercado de atuação em franca expansão.

A tecnologia vem sendo uma catalisadora desta mudança, permitindo que os contadores se afastem das tarefas repetitivas, manuais e burocráticas e se dediquem mais às tomadas de decisão, criando valor para as empresas.

O Estado de São Paulo tem hoje mais de 150 mil profissionais contábeis em atividade, dos quais 99.553 são contadores atuando em empresas ou nas mais de 22 mil empresas de contabilidade. Todos eles lidam com desafios intrínsecos à gestão dos negócios, que necessariamente estão relacionados à governança, ética e transparência das organizações, com a responsabilidade de contribuírem para o bom andamento dos negócios.

Eles vêm desempenhando, mais do que nunca, um papel estratégico neste desafiador período de pandemia, sendo imprescindíveis não apenas nas demonstrações financeiras e patrimoniais das organizações, mas também peças-chave em planos de reestruturação, recuperações judiciais ou pedidos de falência.

Em um país com tamanha complexibilidade fiscal e tributária, acompanhar as constantes mudanças na legislação, como medidas provisórias, instruções normativas e portarias, é condição sine qua non para qualquer organização, privada ou não, que persiga o caminho da transparência e da cidadania.

O cuidadoso trabalho do contador na interpretação de leis para que diversas medidas legais sejam colocadas em prática, o que muitas vezes extrapola sua rotina, busca não apenas atender aos anseios e dificuldades dos clientes, mas é fundamental para a sobrevivência dos negócios e a manutenção de empregos.

Por tudo isso, o dia 22 de setembro é uma oportunidade para prestarmos uma merecida homenagem a essas pessoas trabalhadoras e dedicadas que vêm assumindo um papel protagonista na estrutura organizacional das empresas.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) se une a todos os conselhos regionais, ao Conselho Federal de Contabilidade e às entidades contáveis para defender a importância e o valor da contribuição da contabilidade como profissão e das pessoas que nela trabalham. Afinal, a contabilidade é necessária em todos os momentos.

* José Donizete Valentina é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também