C-Level: conheça as siglas mais usadas no alto escalão corporativo

C-Level: conheça as siglas mais usadas no alto escalão corporativo

Muito utilizadas e importantes no meio corporativo, as siglas do conhecido C-Level são utilizadas para diferenciar cargos de chefia dentro de uma mesma empresa, atribuindo responsabilidades por setores diferentes.

Considerados como os cargos mais influentes e importantes, o termo C-Level faz referência a esses chefes com uma composição da letra C (de chefe) mais uma letra que descreve qual o setor e por último a letra O (officer em inglês, como se fosse do “escritório” aqui).

Nem todas as siglas estão presentes em todos os negócios, nem sendo necessário um funcionário diferente para ocupar cada cargo. 

Estas posições costumam ser estratégicas, com remunerações elevadas, autonomia para decisões de risco, muita responsabilidade e extensa carga horária. Conheça quais cargos compõem o C-Level, suas características e descrições.

Chief Executive Officer (CEO)

Conhecido como Diretor Executivo no Brasil, esse é o cargo mais alto e importante no ramo corporativo. Costuma ser confundido com o dono (que muitas vezes é o próprio), sendo geralmente a “cara” da empresa, a face pública.

Essa pessoa é quem definirá as estratégias da empresa de forma geral, analisa tendências de mercado, que tem a atenção externa à empresa, traça objetivos e tem a palavra final nas decisões.

Chief Operating Officer (COO)

O Diretor ou chefe de operações é o segundo em comando, lidando com as operações e coordenação do funcionamento empresarial. Em alguns casos pode ser ainda mais importante do que o CEO, pois é quem cuida da parte interna da corporação.

Alinhado ao CEO, o COO alinha os objetivos externos com a realidade interna, buscando soluções e melhorias para melhor gerir recursos.

Chief Financial Officer (CFO)

Abaixo dos outros dois cargos mas tão fundamental quanto, a vaga de Diretor de Finanças costuma ser efetivada após um curto tempo de criação do negócio e preenchida por algum especialista do setor.

Ele é o responsável pelo gerenciamento financeiro da empresa em larga escala, realizando o controle e auditoria, buscando possíveis investidores e melhores formas de aplicar os recursos monetários.

Chief Marketing Officer (CMO)

O CMO é o Diretor de Marketing, cuidando do gerenciamento da marca, analisando estratégias de venda, criação de campanhas e é responsável por auxiliar na atração dos clientes, alinhado ao setor de vendas.

Chief Communications Officer (CCO)

Diretor de Comunicação é quem entra em contato com assessorias de imprensa, desenvolve estratégias de branding ao lado do CMO, buscando visibilidade para alcançar os resultados determinados.

Chief Information Officer (CIO)

O CIO é o Diretor de Infraestrutura Tecnológica, administrando departamentos de Tecnologia da Informação (TI), sistemas, ligado às novas tecnologias e como aplicá-las aos negócios.

Chief Technology Officer (CTO)

Cargo que anda junto com o CIO, o CTO é o Diretor de Tecnologias que coloca de fato as ações propostas pelo CIO em prática, é quem sustenta as ideias e possibilidades do setor de infraestrutura tecnológica e costuma ser o responsável pelo setor de engenharia da empresa.

 

Fonte: https://www.contabeis.com.br

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