Balanço Patrimonial e o Impairment Test

Balanço Patrimonial e o Impairment Test

A atenção de Contadores e Controllers com as exigências legais e a credibilidade das informações.

Todo gestor sabe a importância de reportar informações consistentes, quando falamos de profissionais ligados diretamente as áreas de Administração, Finanças e Contabilidade, todo esse conjunto de informações é consolidado no Balanço Patrimonial e também da DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Demonstrativos com informações que não relatam transparência, com informações distorcidas nos resultados e que pouco representam a realidade dos Saldos Contábeis, danificam a imagem da Gestão Empresarial interna e externamente.

  • O Controle Patrimonial

O Controle Patrimonial tem por objetivo entre outras finalidades, ser uma razão auxiliar do grupo de contas patrimoniais do Ativo Imobilizado (Ativo Não Circulante), com a finalidade de manter saldos atualizados, conciliados e gerar números para serem registrados nos resultados com relação a depreciação despesa e baixas patrimoniais quando ocorrerem.

Todo esse acompanhamento deve ser contínuo, entretanto, para que possa ser realizado, deve ser iniciado numa base confiável, com isso, é de extrema importância a contratação de Especialistas em Gestão Patrimonial para a realização do Inventário Patrimonial.

  • O CPC-01

A legislação é clara quanto a necessidade de realizar anualmente a Avaliação Patrimonial, na realidade o Teste de Impairment, visa evitar distorções com relação aos números reportados no Balanço Patrimonial quando comparados aos Valores Recuperáveis (Valor Recuperável é o maior valor entre o Valor de Mercado x Valor de Uso (capacidade de geração de Fluxo de Caixa do Bem).

  • O Teste de Impairment

O Impairment Test apesar de ser uma exigência legal e cobrado fortemente por empresas de auditoria, não necessariamente deve ser realizado em todo o universo de Ativos, de forma geral, empresas costumam aplicar o Teste de Impairment utilizando-se do conceito 80/20, ou seja, nos itens de maior valor agregado (geralmente um número pequeno) com grande representatividade no montante do Valor do ativo Imobilizado

A a realização do Controle Patrimonial ou apenas o Teste de Impairment é fundamental, principalmente por:

  • Expertise na apuração dos valores e utilização de métodos de Avaliação
  • Precisão e agilidade na realização dos projetos
  • Independência na geração de Laudos de Avaliação com total credibilidade e sem qualquer vínculo tendencioso.

Fonte: AXS Consultoria Empresarial

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também