O lucro do comércio não se limita apenas à Black Friday e ao Natal. Para empreendedores, o calendário de 2025 apresenta uma série de oportunidades estratégicas para impulsionar as vendas ao longo do ano. Datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval, Halloween e São João despontam como momentos-chave para alavancar o faturamento e fortalecer o relacionamento com os consumidores.
Segundo o gerente de soluções do Sebrae, Eduardo Curado, o segredo está no planejamento.
“A partir de uma seleção das datas que afetam o seu tipo de negócio, você deve prever a demanda, fazer as compras certas e comunicar com antecedência as ofertas”, orienta Curado.
As datas comemorativas geram maior engajamento dos consumidores e podem ser exploradas de diversas formas. Ofertas personalizadas, kits promocionais e serviços diferenciados, como entregas programadas, são algumas estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas.
Além disso, os pequenos negócios têm a vantagem da flexibilidade. De acordo com o líder de marca do banco Cora, Iago Araújo, empreendedores menores conseguem inovar sem precisar passar por processos burocráticos complexos. Isso permite a criação de ações mais criativas e adaptadas ao público-alvo.
Outro diferencial dos pequenos empreendedores é a proximidade com os clientes, já que essa conexão facilita a criação de experiências personalizadas, ajudando a fidelizar consumidores e atrair novos compradores. Um bom atendimento e estratégias focadas no relacionamento podem fazer toda a diferença.
Para divulgar produtos e promoções, as redes sociais são ferramentas essenciais. No entanto, a concorrência pela atenção do consumidor é alta, especialmente para negócios que não possuem grandes orçamentos para anúncios pagos. Por isso, acompanhar tendências e produzir conteúdos criativos é fundamental.
“Se o seu negócio tem como objetivo aumentar o faturamento no ano, não tem como deixar algumas dessas oportunidades passarem despercebidas”, destaca Araújo.
Aproveitar essas datas pode garantir mais visibilidade e um crescimento expressivo para a empresa.
Pensando nisso, confira abaixo um calendário com as principais datas comemorativas de 2025 e comece a planejar suas ações:
Calendário de oportunidades 2025
Janeiro
7 – Dia do Leitor
19 – Dia dos Profissionais da Beleza
26 – Dia da Gula
Fevereiro
14 – Valentine’s Day (Dia Mundial do Amor)
17 – Dia Mundial do Gato
Março
4 – Carnaval
8 – Dia Internacional da Mulher
15 – Dia do Consumidor
Abril
5 – Dia do Filho
13 – Dia do Beijo
20 – Páscoa
Maio
12 – Dia das Mães
24 – Dia Mundial do Hambúrguer
25 – Dia do Orgulho Nerd
Junho
7 – Dia Nacional do Vinho
12 – Dia dos Namorados
24 – São João
Julho
10 – Dia da Pizza
13 – Dia Mundial do Rock
20 – Dia do Amigo
26 – Dia dos Avós
Agosto
7 – Dia Internacional da Cerveja
11 – Dia dos Pais
Setembro
1 a 7 – Semana do Brasil (Black Friday Brasileira)
15 – Dia do Cliente
23 – Dia do Sorvete
Outubro
5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa1
2 – Dia das Crianças
31 – Halloween
Novembro
1 – Dia do Veganismo
19 – Dia do Empreendedorismo Feminino
28 – Black Friday
Dezembro
1 – Cyber Monday
25 – Natal
31 – Ano Novo
Com um bom planejamento e estratégias criativas, essas datas podem ser grandes aliadas do seu negócio.
Com informações do g1 Empreendedorismo