Serasa: solicitações de recuperação judicial crescem 48,4% em maio

Serasa: solicitações de recuperação judicial crescem 48,4% em maio

Dados da Serasa Experian mostram que a quantidade de pedidos de recuperação judicial por parte das empresas chegou a 92 solicitações só em maio deste ano. O número representa um aumento de 48,4% em comparação com o mês de abril. Desse total, a maioria das solicitações são de micro e pequenas empresas. 

Em maio do ano passado foram 94 empresas pedindo a recuperação judicial. Nessa comparação, houve queda de 2,1%.

Em relação aos segmentos de atuação desses negócios, serviços se destacou com 62 pedidos em maio de 2021, seguido por comércio, com 15, e indústria, com 12.

Os pedidos de falências apresentaram queda, em relação à maio do ano passado, de 2,1%. Contudo, as companhias de menor porte apresentaram crescimento no período, de 54 em maio do ano passado, para  60 em maio de 2021.

Aumento da inadimplência

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que os números acompanham o aumento da inadimplência das empresas, que aparece maior entre as micro ou pequenas. O levantamento mostra que as empresas desses portes são 92,4% do total de pessoas jurídicas com contas negativadas.

“Os abre e fecha impactam diretamente as companhias menores, que não contam com reservas e enfrentam a redução das linhas de crédito especiais. Por isso, elas ainda patinam na recuperação e são maioria nesses indicadores”, explicou Rabi.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também