O impacto econômico da pandemia afetou boa parte das relações comerciais e houve um aumento na porcentagem de clientes que reformularam ou encerraram contratos de prestação de serviços.
Jorge Murilho, Especialista em Vendas e Mentor de empresários cita que no setor de serviços a estratégia do Overdelivery – entregar algo além da compra – é uma forma de assegurar a fidelidade dos clientes e minimizar os impactos nos negócios.
A matéria publicada no site da agência Brasil aponta que a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) prejudicou mais os trabalhadores por conta própria, revela pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo o levantamento, a categoria de profissionais liberais teve a maior queda no rendimento em 2020, quando recebeu 24% a menos do que a renda habitual.
O especialista em vendas cita que Overdelivery é a evolução da já conhecida Proposta de Valor.
“É entregar algo além do que seu cliente espera no processo de compra, aumentando desta forma a percepção de valor.” ressalta Jorge Murilho. Fazer uso dessa prática resulta na fidelização do cliente, agrega valor e aumenta o ticket médio da hora de trabalho, além de gerar indicações, conclui o especialista.
Segundo o especialista, pouco se fala de entregar mais do que o combinado e esse é o grande problema. Para ele, overdelivery é fazer a diferença. Toda vez que se entrega somente o que foi prometido na compra, o cliente entende que está pagando somente pelo serviço prestado e que tudo está embutido no preço acordado. E desta forma, não faz questão de te recomendar para o seu ciclo de relacionamento, explica o especialista.
“Imagine um vendedor de uma loja que aborda o consumidor e oferece a seguinte promoção: paga uma TV de 60 polegadas e leva duas. Esse cliente da loja entende que o outro televisor já está embutido no preço e não vê valor agregado. Já o outro vendedor mais esperto, aborda o cliente falando de todas as características da TV e fecha a venda. E só depois surpreende a compradora falando da promoção. Feliz pela surpresa ela liga para a cunhada e compartilha sobre os atributos da TV e sobre o benefício agregado. Isso é percepção de valor”, encerra.
Fonte: Assessoria de Imprensa Jorge Murilho