O SESCON-SP emitiu uma nota nesta terça-feira (15) para comunicar que reforçou nesta semana seu pleito junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo para que os contadores paulistas tenham acesso direto aos arquivos XML das notas fiscais de entrada e saída de seus clientes.
A solicitação visa facilitar o trabalho dos contadores ao permitir que, de forma segura e transparente, eles possam acessar essas informações diretamente, garantindo maior precisão na escrituração contábil e evitando erros que possam comprometer a conformidade fiscal das empresas.
De acordo com a nota, atualmente, os contadores enfrentam dificuldades ao depender do envio manual dessas notas por parte das empresas ou do uso de ferramentas de automação, que nem sempre oferecem a segurança necessária. Com o acesso direto, além de simplificar o processo, a medida contribuirá para melhorar a eficiência no cumprimento das obrigações fiscais, beneficiando tanto as empresas quanto o Fisco Estadual.
Assim, o SESCON-SP ressaltou junto à Sefaz/SP que o pleito não fere o sigilo fiscal, pois o compartilhamento das informações será feito diretamente com o contador vinculado ao CNPJ da empresa, conforme estabelecido no sistema REDESIM. A inscrição do contador no CADESP ocorre apenas com a assinatura digital da empresa, garantindo que esta já autoriza formalmente o acesso aos dados necessários para a escrituração contábil.
O SESCON-SP continuará acompanhando o andamento desse pleito, reafirmando seu compromisso em promover a simplificação e desburocratização do ambiente de negócios no Estado.
Com informações Sescon-SP