Integra Contador: Serpro e RFB lançam emissão automatizada do CCMEI

Integra Contador: Serpro e RFB lançam emissão automatizada do CCMEI

Na última sexta-feira (11), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Receita Federal do Brasil (RFB) anunciaram um novo reforço para auxiliar na otimização de processos dos escritórios de contabilidade e empresas que atuam na gestão fiscal e contábil, o Integra CCMEI.

O Integra CCMEI é um novo serviço integrado à plataforma Integra Contador, que automatiza a emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e oferece a consulta de dados atualizados deste certificado.

Por meio dessa nova funcionalidade, as empresas poderão realizar uma grande quantidade de requisições de forma simultânea, agilizando o trabalho cotidiano e minimizando possíveis erros que ocorrem quando as operações são feitas manualmente.

“Para quem realiza a gestão contábil e fiscal de empresas, essa nova funcionalidade garante muito mais agilidade e segurança para o dia a dia”, destaca a gerente de Produtos e Clientes Fazendários do Serpro, Vanessa Lima.

Além da emissão automatizada do CCMEI, acrescenta Vanessa, o novo serviço permite consultar, a partir do CNPJ, os dados cadastrais atualizados do microempreendedor e, com o uso do CPF, verificar CNPJs que já tenham sido MEI, proporcionando uma gestão completa e prática dessas informações.

O Integra Contador

Essa novidade faz parte do contínuo esforço do Serpro para aprimorar o Integra Contador, uma plataforma que oferece uma série de APIs para facilitar a automação de escritórios de contabilidade, software-houses e empresas que prestam serviços contábeis a contribuintes.

O principal objetivo do Integra Contador é permitir o acesso rápido e seguro aos dados fiscais dos contribuintes, em conformidade com as leis de sigilo fiscal e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) .

A plataforma já conta com 44 serviços disponíveis, incluindo funcionalidades gratuitas que auxiliam a gestão contábil, como a monitoração de eventos de última atualização nas bases de dados de Caixa Postal, DCTFWEB e Pagamento Web.

De acordo com Vanessa Lima, todas as operações realizadas na plataforma são feitas com segurança, utilizando certificados digitais para garantir a autenticidade das requisições e a integridade das informações.

“Com o Integra Contador, o escritório pode configurar seu software de gestão contábil para se conectar automaticamente aos sistemas da Receita Federal por meio das APIs. Assim, o próprio sistema, de forma robotizada, pode consultar as informações fiscais dos clientes, gerar relatórios e enviar documentos necessários para o cumprimento das obrigações fiscais. Se o cliente tiver uma pendência, como uma guia de pagamento que não foi quitada, o sistema pode alertar o contador imediatamente, garantindo que o problema seja resolvido a tempo”, exemplifica a gerente.

Com informações adaptadas Serpro

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A contabilidade consultiva tem se destacado como uma ferramenta estratégica indispensável para empresas que buscam crescer de forma sustentável em 2025. Com as crescentes incertezas econômicas e...

ler mais