Empreendedores reconhecem o valor da tecnologia na busca por maior eficiência operacional. Além disso, donos de pequenos negócios veem na digitalização uma aliada para expandir seu alcance de mercado e elevar a competitividade. Embora a jornada de adoção de tecnologias digitais ainda enfrente desafios, o cenário é de otimismo e crescimento acelerado.
Para investigar a fundo esse tema, a Conta Azul, techfin pioneira em ERP 100% em nuvem para gestão financeira para pequenas e médias empresas, realizou um estudo inédito “Digitalização dos empreendedores brasileiros: onde estamos e para onde vamos”, em parceria com a plataforma de inteligência Futuros Possíveis. Com base em respostas de mais de 400 empreendedores de todo o Brasil, o estudo conta com insights sobre temas que vão desde os dramas enfrentados pelas pessoas donas de negócios, até as intenções futuras de digitalização destes negócios.
“Os achados deste estudo confirmam o que vemos no dia a dia: os negócios brasileiros de menor porte têm um enorme potencial, mas a jornada de digitalização ainda enfrenta muitos desafios. Na gestão financeira, que é um dos pilares de qualquer negócio, a falta de acompanhamento adequado impede que empreendedores tenham uma visão clara da saúde financeira de suas empresas. Por isso, é fundamental que as soluções tecnológicas sejam simples, intuitivas e acessíveis para que os empreendedores possam adotá-las sem grandes dificuldades”, afirma o CEO da Conta Azul, Vinicius Roveda.
“O estudo investiga as nuances relacionadas ao processo de digitalização em negócios de menor porte, e reforça tendências que vemos neste segmento tanto no Brasil quanto em outros países, inclusive em mercados mais maduros. A transformação digital, especialmente na gestão financeira, traz benefícios claros, e os dados mostram que a intenção da adoção de tecnologia está em ascensão,” diz Angelica Mari, CEO da Futuros Possíveis.
Um horizonte de oportunidades e crescimento
A pesquisa revela que 75% dos entrevistados veem o avanço tecnológico como um movimento positivo para seus negócios. Embora apenas 31% tenham digitalizado seus processos administrativos até o momento, existe uma tendência clara de aceleração nesse movimento. A boa notícia é que um percentual significativo dos empreendedores consultados (68%) planeja adotar uma ferramenta de gestão financeira nos próximos 12 meses, indicando um futuro promissor para a digitalização.
O estudo também destaca que, apesar das barreiras atuais, como o custo e o desconhecimento das alternativas, 91% dos entrevistados consideram uma ferramenta de gestão financeira essencial para o crescimento de suas empresas. Esse dado aponta para um cenário otimista, onde as soluções tecnológicas têm o potencial de transformar a gestão dos pequenos negócios de forma significativa, impulsionando a economia.
No entanto, ainda existem desafios a resolver. Por exemplo, 60% dos entrevistados relatam não conseguir implementar todas as ferramentas tecnológicas que desejam. Além disso, a complexidade percebida sobre as soluções digitais está entre os obstáculos relatados pelos entrevistados. Essa falta de familiaridade com as tecnologias pode levar à indecisão e, em muitos casos, à paralisia na tomada de decisões.
O estudo também aponta que 74% dos empreendedores ainda dependem de planilhas para a gestão financeira de seus negócios – um método que, apesar de popular, é ineficiente e propenso a erros. Entre aqueles que utilizam planilhas, 49% afirmam que dedicam um tempo excessivo à gestão financeira, enquanto 37% relatam dificuldades em gerenciar o fluxo de caixa.
Mais preocupante ainda é o fato de que 30% dos empreendedores não sabem se suas empresas estão operando com lucro ou prejuízo. Este dado é consistente com o número de empreendedores que chegam à Conta Azul buscando soluções especificamente para resolver esse problema.
Apesar desses desafios, a pesquisa destaca uma oportunidade significativa para o mercado de soluções digitais – especialmente se as soluções tecnológicas forem focadas na simplicidade de uso, acessibilidade financeira e educação do usuário.
”A pesquisa mostra que empreendedores estão cada vez mais conscientes sobre a importância da digitalização para a saúde dos negócios, sobretudo quando se pensa em gestão financeira. O avanço da tecnologia, que torna esse processo mais acessível e completo, contribui diretamente para essa aceleração.” ressalta Roveda.
Para baixar o e-book do Estudo “Digitalização dos empreendedores brasileiros: onde estamos e para onde vamos” acesse este link.
sse este link.