Muitos profissionais contábeis sonham em montar um escritório de contabilidade, mas acabam desistindo por achar que já existe muita concorrência.
Você já teve esse tipo de pensamento? Se sim, saiba que apesar da quantidade de escritórios atuantes hoje, sempre é possível criar um diferencial para o seu negócio e se destacar.
Mas para ter destaque, o empreendedor precisa mais do que conhecimento contábil, é necessário um bom planejamento e ter visão inovadora.
Para ajudar nesse desafio, apresentaremos aqui algumas dicas sobre planejamento e estratégias de diferenciação, além de cases de empreendedores de sucesso que vão te inspirar.
Importância de inovar
Com tantos concorrentes, é impossível montar um escritório de contabilidade e fazer sucesso oferecendo apenas mais do mesmo.
O caminho para se destacar é investir em diferenciais estratégicos e saber antecipar tendências e oportunidades.
Para que você entenda melhor porque esse fator é tão importante, vamos falar um pouco sobre o tamanho do mercado de contabilidade.
O Conselho Federal de Contabilidade – CFC divulgou, no final de março de 2021, que no Brasil existem mais de 516 mil profissionais da contabilidade com registros ativos e 75 mil empresas atuantes.
Esse número assusta quem quer empreendedor, pois muitos desses escritórios contábeis já estão estabelecidos há mais de 2 anos.
No entanto, não se preocupe, pois também temos dados positivos.
A boa notícia é que da mesma forma que existem muitos escritórios de contabilidade, também existem muitas empresas abrindo e precisando de serviço contábil.
Segundo Mapa de Empresas realizado pelo Ministério da Economia, até março de 2021, o Brasil tinha 17,97 milhões de empresas ativas. Destas, 355 mil foram abertas apenas no mês de março deste ano.
Desta forma, entendemos que as oportunidades existem, o que precisa ser feito pelo novo empreendedor é identificar onde elas estão e conseguir demostrar para esses potenciais clientes quais são os seus diferenciais, quando comparado com as demais contabilidades.
Como começar montar um escritório de contabilidade?
Não dá para falar sobre diferenciais e inovação, sem antes estruturar o essencial para o funcionamento do seu negócio.
Então, se você está pensando em montar um escritório de contabilidade, a primeira etapa é fazer um bom planejamento.
Para facilitar, apresentamos aqui 9 passos para você entender mais sobre esse assunto.
Durante a elaboração do planejamento para montar um escritório de contabilidade, todos os pontos abaixo devem ser respondidos:
Missão, visão, valores
Esses três pontos são importantes para orientar e alinhar a todos os envolvidos no negócio sobre quais são as expectativas da empresa e sua forma de atuação.
Definição do negócio
Esse ponto ajuda a responder as seguintes questões.
Quais serão os serviços que você pretende oferecer?
Seu escritório atuará de forma generalista ou segmentada?
Como será o atendimento ao cliente: Presencial ou online?
Além do serviço contábil, em quais outros departamentos você irá atuar? Fiscal, Departamento Pessoal ou Societário?
Qual o seu público-alvo?
Análise de cenário
O ambiente é muito vulnerável as variações econômicas, politicas e comportamentais, por isso procure estudar o macro ambiente e quais influências podem afetar o seu negócio.
Ao montar um escritório de contabilidade avalie não apenas a sua área, mas tenha uma visão ampla, levando em consideração diversos fatores, tais como economia, legislação, tecnologia, sociocultural, político-ideológico, comércio exterior, tributação, globalização e tendências, por exemplo.
Pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (SWOT)
Essa análise ajuda a identificar de forma objetiva quais são os pontos positivos e negativos que te cercam, sendo eles controláveis ou não.
Geralmente usa-se o modelo SWOT, que é a sigla em inglês para as expressões Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
A matriz SWOT deve ser construída de forma bem simples. Envolva todas as pessoas que fazem parte do projeto e procure levantar ao menos 6 pontos para cada uma das opções (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
As fraquezas e ameaças são os pontos que você deve traçar um plano de ação e resolver.
As forças e oportunidades ajudam a impulsionar o seu negócio, pois são suas potencialidades.
Objetivos e metas
“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”.
Poderia ser apenas uma frase, mas não é! Falta de objetivo é comum em diversas empresas.
Mas, se você quer montar um escritório de contabilidade de sucesso, definitivamente precisa ter objetivos claros.
Os objetivos podem ser financeiros, sociais ou pessoais. Pode ser apenas um ou vários. O mais importante é que ele esteja alinhado com a missão do escritório
Além disso, os objetivos devem ser atingíveis, consistentes, quantificáveis, realistas, relevantes e temporais. Assim você poderá controlá-los criando metas de controle.
Estratégia
Após definir os pontos acima, é preciso estabelecer qual estratégia que será utilizada.
Essa definição ajuda a dar direcionamento nas atividades.
Uma etapa muito importante e que vai refletir na forma como a empresa será percebida pelos clientes e mercado.
Em geral, uma estratégia competitiva se baseia em 3 pontos: Diferenciação, Liderança no custo ou Enfoque.
Na Diferenciação, o foco é buscar agregar valor aos produtos e serviços.
Para quem quer montar um escritório decontabilidade que tem a inovação como destaque, essa é a estratégia ideal.
Na Liderança no custo o objetivo é oferecer serviços equivalentes ao da concorrência, no entanto com menor custo e que resultam em preços mais competitivos.
No Enfoque, nesse caso o escritório decide focar o atendimento num segmento específico, tornando-se especialista num nicho de mercado.
Implementando as ações
Nessa hora você sai do planejamento e vai para a prática.
Determine um plano de ações que seja claro e objetivo.
Estabeleça data determinada de quando serão realizadas cada ação, a forma como serão executadas e os responsáveis.
Geralmente usa-se o formato 5W1h para tal controle, pois nele é possível dizer Como, quando, onde, quem e porque aquela ação está sendo tomada.
Projeções
Todo investimento deve ser estimado para saber o quanto é viável ou não concretizar o plano de ação. Por isso, procure fazer projeções dos resultados esperados, considerando principalmente o tempo de retorno.
Tipos de controles
Por fim, estabeleça métodos de controles.
O grande problema de todo planejamento é que no meio do caminho as ações se perdem e fica difícil alcançar os objetivos estabelecidos.
É preciso acompanhar se existe divergência entre o previsto e o realizado, ajustando eventuais problemas.
Para as ações, as planilhas com programação e cronogramas de atividades ajudam no controle.
Mas sabemos que o foco de quem quer montar um escritório de contabilidade é ter rentabilidade e eficiência, por isso, estabeleça métricas para controlar esses resultados também.
Fazer planejamento é complicado?
Se tudo que apresentamos acima pareceu complicado para você, fique tranquilo!
Num primeiro momento, planejar parece bem difícil, mas não é!
Planejar é importante para evitar falhas no processo e previne uma série de problemas, inclusive que a empresa venha a ser encerrada, por questões que poderiam ser previstas.
Além disso, planejar deve ser um exercício diário com o seu negócio.
Pensando em tornar mais fácil o processo de montar um escritório de contabilidade, o SEBRAE elaborou um passo a passo com tudo que falamos acima e muitos outros fatores, tais como:
- Mercado
- Localização
- Exigências Legais e específicas
- Estrutura necessária
- Equipe
- Instalações
- Matéria-prima
- Organização do trabalho
- Automação
- Canais de distribuição
- Custos e Investimento
- Capital de Giro
- Divulgação
- Informações fiscais e tributárias
- Normas técnicas
Se você tem dúvidas sobre planejamento, vale a pena você conferir essa o site deles, pois é o mais completo voltado para os empreendedores do segmento.
Dicas para quem quer se destacar no mercado
O essencial para montar um escritório de contabilidade você já sabe, mas agora tenho certeza que o seu foco é buscar pelo conhecimento que vai fazer o seu escritório se destacar da concorrência.
Para falar sobre isso, buscamos referências de empresários que conseguiram inovar mesmo em segmentos já concorridos ou com concorrência estabelecida.
Acompanhe, pois é bem inspirador!
Top 3: Estratégia usadas por grandes empresários para se destacar da concorrência
Alexandre Costa, presidente da Cacau show
Alexandre Costa contou ao site meusucesso.com que dois foram os fatores que fizeram com que eles se destacassem da concorrência: Segmentação e posicionamento.
Com essa estratégia a empresa conseguiu impulsionar a marca, saindo da concorrência geral que havia entre os gigantes do ramo de chocolates e partiu para uma linha segmentada, de pequenos presentes.
Dentre os desafios enfrentados no começo do negócio, estavam os poucos recursos e o fator de sazonalidade.
Para driblar esses problemas e alcançar os objetivos, a Cacau Show priorizou soluções criativas visando fidelizar os clientes e dar agilidade aos processos.
Deu muito certo, pois hoje eles são uma das marcas mais reconhecidas no Brasil.
Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza e considerada uma das mais poderosas mulheres do país.
Para a Magazine Luiza migrar de rede de loja do interior de São Paulo para uma das maiores redes de lojas de varejo do Brasil, ela precisou driblar grandes marcas do segmento, tais como Casas Bahia, Pontofrio e Lojas Americanas.
Dentre os diferenciais da empresária, destaca-se seu perfil visionário e inovador, além da preocupação com o excelente atendimento ao cliente.
Antenada nas tendências, a rede foi pioneira na implementação de um sistema de computação em suas unidades e adoção da venda online, por meio de loja virtual.
Veja o que Luiza Helena fala sobre as empresas que fazem sucesso “Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás”, afirma a empresária.
Carlos Martins, fundador da Wizard, um dos empresários de maior sucesso do Brasil
Estratégia de diferenciação, essa é a força que move os negócios administrados pelo empresário Carlos Martins.
O sucesso do grupo Wizard, uma de suas marcas, foi resultado de uma metodologia de ensino tão diferenciada, que acabou abrindo portas para a fundação da escola de idiomas que viria a se tornar a maior do ramo no país.
A mesma estratégia ele adotou com o Mundo Verde, Taco Bell, Rainha, Topper e Aloha.
Para o empresário, oferecer diferenciais é essencial para quem quer se destacar. Veja declaração que ele deu ao GBrasil. “O mais importante é que o empresário conheça profundamente o seu próprio negócio e acompanhe de perto todos os indicadores da empresa, estando sempre atento às mudanças. Também é importante estar antenado às tendências internacionais, pois, eventualmente, elas chegam por aqui também”, recomenda Carlos Martins.
Referência contábil
Dentro do setor de contabilidade, vamos apresentar uma empresa que conseguiu se destacar usando a estratégias de Enfoque.
A Syhus contabilidade é um escritório especializado em startups.
A empresa optou por esse nicho justamente por acompanhar as tendências internacionais e perceber que em breve haveria crescimento deste tipo de empresa aqui no Brasil
Para atender um nicho tão específico e relativamente novo, a empresa também contou com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Desta forma, eles conseguirem rapidamente se estabelecer como referência de mercado.
Acerte na sua estratégia
Como vimos é totalmente possível montar um escritório de contabilidade e se destacar, mas para isso é preciso ter uma boa estratégia.
No planejamento falamos sobre os tipos de estratégias existentes. Agora vamos dar uma lista do que você deve avaliar antes de definir qual delas você adotará no seu negocio:
Acompanhe as tendências
Analise o perfil das empresas que estão crescendo internacionalmente e que tem potencial no Brasil
Conheça a necessidade de seus clientes e potenciais clientes. Faça uma pesquisa de mercado e tende identificar o que eles sentem falta
Pense além dos serviços, procure oferecer soluções amplas e que gerem valor
Estude seus concorrentes
Veja quais fornecedores podem contribuir com o crescimento da sua empresa
Avalie as soluções existentes e como elas podem ajudar a dar mais eficiência operacional para o seu trabalho
Busque quais são as tecnologias que proporcionam diferencial competitivo, como sistemas de automação contábil e rôbo para monitoramento fiscal, por exemplo
Estude cases de sucesso, dentro e fora do seu segmento
Pesquisa as melhores práticas para atendimento ao cliente e divulgação da sua empresa
Precifique adequadamente os seus serviços
Motivado para montar um escritório de contabilidade?
Esperamos que esse artigo tenha motivado você a montar um escritório de contabilidade.
Acima disso, desejamos que você tenha encontrado inspiração para empreender de forma inovadora.
Lembre-se a concorrência pode ser grande, mas com planejamento é possível criar um diferencial e ganhar destaque.
Sabemos que o caminho entre o sonho e a realidade é muito longo. Mas, com persistência e determinação é possível vencer qualquer desafio. Temos certeza que essas características fazem parte do seu perfil empreendedor.
Coloque em prática o planejamento orientado, defina uma boa estratégia e continue buscando inspiração nos grandes empresários. Os resultados certamente virão.
Aproveite para ajudar outros empreendedores, compartilhando esse artigo.
Fonte: CNSmart