Governo pretende lançar Portal que promete reunir todas as normas empresariais em um só lugar

Governo pretende lançar Portal que promete reunir todas as normas empresariais em um só lugar

Até o final do ano, a União pretende colocar em funcionamento um único portal virtual que reúne todas as normas e atos infralegais que as empresas devem cumprir no âmbito federal no Brasil.

O portal fará parte do Regula Melhor, uma “estratégia nacional de melhoria regulatória”, que será lançada nesta quarta-feira (21) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) em Brasília.

De acordo com a secretária de Competitividade e Política Regulatória do Mdic, Andrea Macera, ao Valor Econômico, “falta um portal único que permita ao investidor olhar o arcabouço regulatório brasileiro”.

Vale destacar que o Portal Único de Comércio Exterior trata-se de uma plataforma digital em que se realiza todas as exportações do país.

Por outro lado, a plataforma voltada para a regulação, que vem sendo elaborada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Ceará, irá reunir todas as consultas públicas do governo federal.

“Tudo isso para evitar que a sociedade e o setor produtivo tenham que entrar em infinitos sites para saber qual é a agenda regulatória [em vigor]”, diz a secretária. 

Desde o mês de outubro de 2023, a elaboração do Regula Melhor vêm sendo feita, contando com a participação de dezenas de entidades, entre ministérios, órgãos reguladores e institutos empresariais.

Com relação aos objetivos que a estratégia pretende alcançar, estão o aumento da competitividade das empresas e a facilitação de investimentos.

Segundo a secretária, o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) calcula que, apenas para o setor industrial, o custo regulatório foi de R$ 243 bilhões no ano passado. 

Além dessa novidade, também está sendo elaborada uma calculadora que aponte “o custo das obrigações impostas para aquele setor regulado cumprir”, além de normas e atos específicos. 

Conforme informa o Mdic, haverão ainda criações de:

  • Portal virtual com “currículos e contatos de profissionais com notório saber em regulação”; 
  • Cadastro Único da Regulação, que “possibilite que a apresentação de um documento seja realizada uma única vez pela pessoa jurídica, sendo compartilhada para os demais anuentes em um processo regulatório”; 
  • “Instrumento de auxílio para elaboração de análise de impacto regulatório por meio de inteligência artificial”.

Com informações do Valor Econômico

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais