A distribuição dos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2023 aconteceu entre a última sexta-feira (9) e domingo (11), e os trabalhadores que possuíam saldo positivo nas contas do FGTS em 31 de dezembro do ano passado já podem conferir o extrato no aplicativo Meu FGTS e verificar os pagamentos.
Com esse acerto, surge a dúvida sobre qual a base de cálculo utilizada pela Caixa Econômica, responsável pelo fundo, para os depósitos do lucro do FGTS.
Somente sabendo qual o cálculo feito pelo banco é possível compreender os valores recebidos.
Assim, o cálculo usado pela Caixa é: o saldo existente em 31 de dezembro de 2023 em cada conta do FGTS por 0,02693258, índice definido pelo Conselho do FGTS. Então o trabalhador deverá voltar no extrato de dezembro para saber quanto tinha no período e multiplicar pelo índice. Como o período é só até dezembro, o trabalhador não deve fazer a conta com o valor que constar agora no FGTS.
Por exemplo, quem tivesse saldo de R$ 10 mil em 31 de dezembro receberia cerca de R$ 269,30 pelo lucro do FGTS.
Como confirmar se recebeu o lucro do FGTS?
Acesse o aplicativo do FGTS, faça login com os dados da Caixa Econômica e clique em “confira todas as suas contas FGTS” e depois em “ver extrato” de cada opção. O depósito consta como “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2023”. Em conferência realizada pelo Portal Contábeis na manhã desta segunda-feira (12), o valor foi creditado nas contas com data retroativa de 21/07.