O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Resolução nº 1.732/2024, que autoriza estudantes de Ciências Contábeis a atuarem como auxiliares de contabilidade.
Até então, os trabalhos de contabilidade só podiam ser realizados por técnicos e contadores com registro profissional. A mudança, no entanto, tem o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado prático e inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
A resolução permite, inclusive, a atuação dos estudantes em trabalhos de auditoria contábil e outras atribuições técnicas conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.
Para isso, os alunos precisarão comprovar a regularidade da matrícula e frequência junto ao responsável da organização contábil. Essa documentação deverá ser apresentada à fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da jurisdição sempre que solicitada.
A resolução também estipula que o descumprimento dessas exigências configura infração ao Código de Ética Profissional, o que pode gerar multas de até cinco vezes o valor da anuidade do exercício.
A nova regra passa a valer a partir de 1º de julho de 2024.