Um estudo realizado pela empresa de benefícios Pluxee revelou que os trabalhadores brasileiros têm conseguido utilizar o vale-refeição por apenas 11 dias, em média, ao longo do mês. Esse dado indica uma queda na duração do benefício, que vem diminuindo ao longo dos anos.
Em 2019, o vale-refeição durava em média 18 dias, porém, em 2022, esse número já havia caído para 13 dias, chegando a apenas 11 dias no ano passado e neste ano de 2024. É importante ressaltar que o levantamento não foi realizado nos anos de 2020 e 2021, devido ao período de isolamento social durante a pandemia.
De acordo com a pesquisa, o gasto médio dos brasileiros que utilizam o benefício foi de R$ 51,19 por transação no primeiro trimestre de 2024. O horário do almoço foi o período em que houve maior uso do vale-refeição, correspondendo a 40% do total, seguido pelo horário do jantar, com 31%.
Os resultados também sugerem que manter-se fiel a alguns estabelecimentos pode ter sido uma estratégia adotada pelos usuários para prolongar a duração do vale-refeição.
Segundo o diretor executivo de Estabelecimentos da Pluxee, Antônio Alberto Aguiar, 38% dos usuários percorrem até 3 km para utilizar o benefício, e 48% deles consomem em até três restaurantes diferentes.
“Isso demonstra que a maioria dos usuários de vale-refeição possui um horário de almoço pré-definido, fator decisivo para consumirem em estabelecimentos que conhecem ou preferem, como forma de economizar tempo e dinheiro”, detalha Aguiar.
Uso do vale-alimentação em ascensão
Enquanto a duração do vale-refeição diminui, as transações realizadas com vale-alimentação registraram um aumento de 9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com o levantamento da Pluxee.
As transações online com o benefício apresentaram um crescimento ainda mais expressivo, de 25%.
Quanto à distribuição do consumo com o vale-alimentação no primeiro trimestre de 2024, os supermercados lideram com 43,76% das transações, seguidos pelos atacarejos com 20,46%, minimercados com 12,18%, padarias com 7,61% e açougues/peixarias com 5,04%.
O estudo também indica que 51,31% dos usuários percorrem até 3 km para utilizar o benefício, e 39% do crédito é utilizado na primeira semana do mês.
O sábado é o dia com maior uso do benefício, registrando 22% do total de transações. O gasto médio por compra, utilizando o benefício como forma de pagamento, foi de R$ 94,70 nos três primeiros meses deste ano.