Em abril, o site e o site da Receita Federal foram atualizados e, consequentemente, novas funcionalidades foram adicionadas, trazendo mais proteção aos pequenos negócios.
Por meio dessas novas funções, os usuários podem bloquear o CPF para a abertura de empresas ou até mesmo incluir no quadro societário.
Diante disso, o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) promove o incentivo de utilização dessas ferramentas, seja para facilitar as transações, seja para evitar possíveis fraudes.
Segundo a gerente de relacionamento do Sebrae/ES, Adriana Rocha, “em um ambiente empresarial cada vez mais digital, é essencial que os empreendedores tenham ao seu dispor recursos que assegurem a integridade e a segurança de suas operações”.
Por meio desses recursos de proteção, Rocha explica que isso pode evitar golpes ou até mesmo um uso indevido de seus documentos em atividades empresariais não autorizadas.
Enquanto isso, a ferramenta “Meus Clientes – Profissional Contábil” veio para facilitar ao contador a visualização das pessoas jurídicas a ele vinculadas no CNPJ.
“Além de visualizar, o portal permite que o profissional renuncie ao vínculo com as pessoas jurídicas com quem já encerrou a prestação de serviço, ou com quem foi vinculado de forma fraudulenta”, detalha a gerente.
Segurança de dados empresariais
A segurança de dados de uma empresa é algo extremamente importante e necessário, ainda mais com o crescimento da tecnologia.
Sem um controle ou segurança dos dados, um negócio pode ficar a mercê de vários riscos, entre eles:
- Invasão de hackers maliciosos;
- Acesso indevido aos dados prejudicando a imagem da empresa;
- Falta de cumprimento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) .
Diante desses pontos, a segurança de uma empresa é fundamental a fim de garantir princípios básicos:
- Princípio da autenticidade;
- Princípio da integridade;
- Princípio da confidencialidade.
Com informações da Agência Sebrae