Nesta quarta-feira (1º) é celebrado o Feriado Nacional de Dia do Trabalhador, garantindo folga para muitos trabalhadores, o que causa com que muitos serviços e empresas não funcionem na ocasião.
Como muitos estabelecimentos estarão fechados na data, é importante saber o que funciona ou não neste dia, para os consumidores e contribuintes evitarem problemas.
Para começar, a Bolsa de Valores não funcionará nesta quarta-feira (1º), por isso não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3, retomando as atividades na quinta-feira (2).
No feriado, as agências bancárias também estarão fechadas, mas o autoatendimento e as transações financeiras como Pix funcionam normalmente.
Pagamentos de boletos e transferências por TED somente serão processados no próximo dia útil, na quinta-feira (2). Por isso, contas de consumo de água, energia e outros que tenham vencimento dia 1º podem ser pagos sem acréscimo no dia 2 de maio.
Os correios também não funcionam neste Dia do Trabalhador, havendo apenas o plantão emergencial nos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também terá suas agências fechadas na ocasião.
Já os shoppings podem abrir e devem funcionar em horário diferenciado, das 14h às 20h.