Com o crescimento tecnológico, o mundo corporativo passou por grandes mudanças nos últimos anos, criando organizações disruptivas no mundo todo.
Diante desse cenário, um termo usado como empresa unicórnio ganhou força e é usado para representar companhias, geralmente do setor tecnológico, como uma grande capitalização de mercado e que tem um crescimento exponencial.
Para ser considerada uma empresa unicórnio, a companhia deve apresentar um valor de mercado que ultrapasse US$ 1 bilhão e, além disso, terem nascido, no mínimo, em 2003.
Assim, as empresas unicórnio tem como principal objetivo crescer de maneira mais exponencial possível, captando recursos no mercado que possam impulsioná-la de forma acelerada.
Apesar desses pontos, para ser considerada uma empresa unicórnio, a organização ainda deve buscar por diversidade e trazer pessoas com ideias inovadoras e que permitam a maior liberdade possível no processo criativo.
Com relação ao termo unicórnio, ele surgiu pela primeira vez em 2013, em um artigo publicado no site TechCrunch intitulado “Bem-vindos ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de 1 bilhão de dólares”.
Na prática, a figura do unicórnio relaciona-se à dificuldade, já que dentro da mitologia refere-se a um grande feito realizado por alguém e, chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão não é algo simples, por isso o uso do termo.
No cenário brasileiro, a primeira empresa a ser classificada nessa modalidade de empresa foi a 99.
Aqui no Brasil grande parte das empresas unicórnio usam a tecnologia dentro do mercado financeiro, casos como:
- C6 Bank;
- Creditas;
- Mercado Bitcoin;
- Ebanx.
No entanto, além dessa, há também outras empresas unicórnio que seguem outros segmentos, como é o caso da maior empresa do setor imobiliário da América Latina, Quinto Andar.
A conquista do primeiro bilhão
O empresário ao abrir o seu negócio almeja, em algum momento, tentar conseguir conquistar o seu primeiro bilhão.
Para isso, não há uma receita ou um passo a passo 100% para que uma empresa se torne bilionária, porém há alguns pontos que podem ser levados em consideração tendo em vista algumas empresas de grande sucesso no mercado, são eles:
- Ter um propósito claro;
- Apresentar um bom marketing;
- Contar com parcerias;
- Mostrar a importância do seu negócio para o público;
- Pensar nas pessoas;
- Pensar grande;
- Ter um especialista para traçar objetivos e metas;
- Prezar pela cultura organizacional.
Com informações da Exame