O curso de Ciências Contábeis está prestes a passar por significativas mudanças em sua proposta curricular, com alterações que buscam não apenas aprimorar a formação dos profissionais, mas também promover benefícios para a sociedade como um todo.
Com a nova proposta, o trabalho de conclusão da graduação passa a ser opcional, e as atividades de extensão serão incluídas na grade curricular, visando maior interação entre instituições de ensino e sociedade. Além disso, o estágio se tornará obrigatório.
“A obrigatoriedade do estágio é muito importante e bem vista. O trabalho na área de formação em Ciências Contábeis precisa ser uma prerrogativa para que o aluno tenha habilidade na atuação do exercício da profissão”, comenta o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina.
Em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Valentina ressalta que nada impede que, em paralelo, as entidades de educação ainda mantenham a tarefa, mesmo que de forma facultativa.
A proposta também enfatiza a formação de profissionais capazes de utilizar o pensamento científico, participar do processo decisório das organizações, e desenvolver perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares.
“A formação do profissional da contabilidade do futuro exigirá habilidades como o uso da pesquisa e criatividade para interpretar dados, resolver problemas organizacionais, exercer liderança e comunicar-se eficazmente. A capacidade de integrar saberes de diversas áreas, como Administração, Economia e Direito, também será fundamental”, explica o representante do CFC.
Além disso, as novas diretrizes do curso de Ciências Contábeis possibilitam maior consciência sobre responsabilidade social, ambiental e de governança (ESG), visando uma formação mais holística e humanista.
Novas diretrizes do curso de Ciências Contábeis
A nova proposta, com parecer (n.º 432/2023) aprovado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) em junho do ano passado, aguarda homologação pelo Ministério da Educação.
As alterações propostas contaram com a colaboração do CFC, das academias Nacional e Estaduais de Ciências Contábeis, dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e de professores e instituições de ensino superior em todo o país.
Com a expectativa de homologação pelo Ministério da Educação, as novas diretrizes para o curso de Ciências Contábeis sinalizam uma transformação positiva no cenário educacional e profissional da área.