Guia do governo detalha os principais pontos da nova política de desoneração da folha salarial

Guia do governo detalha os principais pontos da nova política de desoneração da folha salarial

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda divulgou um novo documento que pretende tirar as dúvidas sobre a nova política de desoneração da folha salarial, detalhando os objetivos, o funcionamento, os benefícios e as expectativas da medida.

A manutenção da desoneração da folha e uma possível reoneração tem causado grande conflito entre o governo e os empregadores, já que esse benefício foi criado, na teoria, para baratear as custas de contratações e incentivar novos empregos no país.

No entanto, estudos indicam os altos custos e a eficácia limitada da medida, que não conseguiu aumentar significativamente o emprego durante sua vigência. 

Segundo dados do documento, a política de desoneração da folha salarial no Brasil, inicialmente considerada uma solução temporária, transformou-se em um mecanismo controverso de transferência de renda, beneficiando empresas de determinados setores sem ganhos efetivamente comprovados para os trabalhadores e para a geração de emprego no país. 

Assim, a nova proposta visa estabelecer incentivos à criação de empregos para o trabalhador de mais baixa remuneração e à redução da informalidade, evitando grandes distorções em relação aos setores que atualmente utilizam mais intensivamente a desoneração e garantindo uma transição suave, procurando obter uma estratégia mais racional, justa e sustentável.

A cartilha, que pode ser acessada aqui, cita os problemas da antiga política de desoneração e responde às principais perguntas do tema. 

Veja abaixo alguns pontos do documento:

   

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A sustentabilidade registrada

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku, e G20, no Rio de Janeiro, ambos eventos ocorrendo quase que simultaneamente durante este mês de novembro, nada mais salutar e oportuno do que a aprovação da Norma...

ler mais