Com a chegada do novo ano, as perspectivas no campo das ciência contábeis passarão por mudanças significativas com relação ao relacionamento com os clientes.
Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Mackenzie, Waldir Ladeira, os cenários indicam para o que é conhecido como “contabilidade consultiva”, voltada para atuar em parceria com o gestor do negócio.
“O objetivo é apresentar os resultados sobre as diversas hipóteses ou alternativas de decisão que o mercado exige ao empreendedor, de forma a efetivamente subsidiá-lo cada vez mais nas tomadas de decisões”, menciona Ladeira.
O especialista ainda acrescenta que a área contábil ainda contará também com o auxílio da automatização de processos de registro, interpretação e análise das informações geradas por organizações – tendência já vista em 2023.
Diante desse cenário automatizado, a operação de sistema de dados poderá acabar facilitando as atividades dos especialistas que atuam na área.
“As tarefas serão agilizadas a partir da adesão de procedimentos operacionais que podem otimizar as rotinas contábeis de quaisquer tipos de negócios, gerando exatidão e atualização, muitas vezes, em tempo real da ocorrência dos fatos, o que agrega ao trabalho do contador”, explica.
Além disso, o coordenador orienta que é de grande importância o profissional contábil buscar por especializações que dialoguem com as novas demandas do mercado de trabalho.
“Vale investir na capacitação de mineração e análise de dados, negócios inteligentes, empreendedorismo contábil, instrumentos financeiros digitais como criptoativos, governança e compliance, controladoria empresarial e governamental”.
Ao investir em especializações, “os profissionais terão a capacidade de interpretar as informações que serão fornecidas para os clientes, bem como os impactos dos relatórios para o futuro dos negócios da organização”.
Com informações Imprensa Mackenzie