A contabilidade transforma vidas. Com muito afinco e conhecimento técnico, profissionais da contabilidade conciliam tempo e propósito para agregarem na constituição e na manutenção de empresas, negócios e instituições. O fio condutor deste trabalho é a possibilidade de levar soluções para os desafios que chegam, diariamente, até o empresariado. E, neste caminho pela contabilidade, muitas expertises podem ser desenvolvidas. Entre elas, a vontade de empreender.
Nós, empresários contábil, representamos uma parcela significativa da nossa classe. Unimos a contabilidade com o empreendedorismo, a gestão com o cuidado, e, a partir de muito conhecimento na área, temos fôlego para alavancar nossa própria empresa. Além de auxiliar no aperfeiçoamento dos negócios de outras pessoas, somos responsáveis por lidar com o nosso, gerir equipes e garantir a valorização da profissão ao empregar e dividir experiências com outros colegas da área.
No mercado da contabilidade, o desafio fica cada vez maior. Precisamos estar sempre atentos à modernização dos sistemas, analisando os benefícios dos avanços tecnológicos, assim como às alterações na legislação contábil e nas melhores estratégias para nossos clientes.
As tarefas cotidianas ganham um outro significado e, para além do crescimento das empresas assessoradas, há a preocupação com desenvolvimento de pessoas e, consequentemente, da profissão. Por isso, sempre estamos em busca de conhecimento a fim de desenvolver habilidades essenciais para a gestão de um negócio, como a comunicação assertiva, o espírito de liderança e o incentivo de ser inspiração para outros profissionais.
Neste 12 de janeiro, Dia do Empresário Contábil, parabenizo a todos que vivem a realidade de seus clientes, enquanto lideram equipes e trabalham com excelência em prol das empresas às quais assessoram. Nós, juntos, somos o impulso que move a economia brasileira.
*Artigo por Rafael Machado, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ).