Alterações tributárias: planejamento é essencial para se adaptar as mudanças

Alterações tributárias: planejamento é essencial para se adaptar as mudanças

A reforma tributaria finalmente foi aprovada, mas terá um prazo de 180 dias para sua regulamentação. Provavelmente essa tramitação somente ocorrerá em junho ou julho de 2024, quando teremos mais detalhes e elementos para uma avaliação dos seus efeitos praticos, bem como da funcionalidade burocrática e sua execução, nos três ambitos  federativos, da União, dos Estados e dos Municipios. Todos nós como cidadãos contribuintes, bem como os profissionais envolvidos e empressarios em geral, temos o dever de ficar atentos a essas mudanças e analisar seus efeitos em nossos negocios e atividades. Isso porque, de um modo geral, todos sofrerão os efeitos dessas mudanças, visto que houveram grandes alterações, motivo pelo qual irá se dessenrolar por muitas etapas e anos fiscais vindouros.

Planejamento

Como em tudo na vida, o sucesso, os objetivos e as metas, somente são alcançados quando há um bom plaejamento, fator essencial para seguir com segurança e com passos acertados dentro do contexto atual. Por isso, é recomendável que se procure as pessoas encarregadas da gestão do negócio como um todo para lidar com esse tipo de planejamento. Cercando-se de profissionais realmente capacitados, com now-how do assunto em pauta.

Expectativas

Nessa fase, as expectativas são muitas e de variadas procedências, visto que tais mudanças criam uma ansiedade em todos. Isso porque, terão muitas alteraçoes quanto as legislaçoes e os interesses de diversas origens, em todas as esferas economicas do país.Ou seja, por ser uma mudança na formulação tributária, envolvendo não só a União, mas os Estados e Municipios, envolverão interesses distintos.Porém, de um modo geral, a medida deve engrenar, pois foi debatida exaustivamente por 30 anos.

Regulamentação

A regulamentação está prevista para ocorrer em 180 dias, ou seja, em junho ou julho. Ela deverá ser analisada por todos os interessados, na funcionalidade e na operacionalidade das mesmas, tendo assim, a implantação nos três âmbitos da federação.

Gestão financeira

A complexidade não atingirá todas as atividades e setores de forma idêntica. Alguns setores sofrerão mais nesse aspecto do que outros, cuja operacionalidade e funcionalidade prática será mais simples. Ou seja algumas atividades terao que ter mais cuidado e atençao que outras, cujas regras serao mais simples e de facil compreensao.

Espero ter colaborado modestamente de alguma forma a todos que se preocupam ou que tenham sob sua responsabilidade a gestão de um negócio ou atividade.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais