Para empresas que enfrentam inadimplência, a recuperação de crédito é um processo fundamental
A recuperação de crédito refere-se às ações tomadas pelas organizações a fim de reaver os valores devidos por aqueles que deixaram de cumprir com suas obrigações financeiras.
De acordo com um levantamento realizado pelo Serasa, no ano de 2022, a média de débitos pagos em até 60 dias após a negativação utilizando ações de recuperação de crédito foi de 57,9%.
As organizações, por meio da recuperação de crédito, buscam minimizar suas perdas financeiras, mantendo a estabilidade econômica e promovendo a responsabilidade por parte dos consumidores.
De acordo com o advogado que atua na área de direito empresarial, Paulo Akiyama, a recuperação de crédito envolve uma série de estratégias e técnicas usadas para negociar dívidas pendentes e recuperar os valores devidos.
“Isso pode incluir ações como envio de notificações, negociações diretas, renegociação de dívidas e, em última instância, processos judiciais”, revela Akiyama.
Conforme explica o especialista, a recuperação de crédito oferece benefícios significativos tanto para as empresas, quanto para a economia de modo geral.
“Para as empresas, a recuperação de crédito ajuda a manter o fluxo de caixa, reduzir perdas monetárias e preservar a saúde financeira da organização. Não podemos esquecer que na atualidade as margens operacionais das empresas reduziram muito, portanto, recuperar créditos é de suma importância para manter os investimentos no próprio negócio do credor”, declara.
A recuperação de crédito, no contexto econômico mais amplo, contribuiu para a estabilidade financeira do mercado.
“Quando as empresas conseguem recuperar suas perdas, elas estão mais aptas a cumprir com suas obrigações, como pagamento de salários e impostos. Isso, por sua vez, contribui para a estabilidade financeira e para o crescimento sustentável”, pontua o advogado.
O especialista diz ainda acreditar que contar com um sistema jurídico especializado em recuperação de crédito oferece vantagens adicionais às empresas.
“Advogados e escritórios de advocacia especializados nesse campo têm experiência e conhecimento para lidar com processos legais relacionados à inadimplência. Eles podem orientar as empresas sobre as melhores práticas, ajudar na elaboração de contratos mais seguros e representar a companhia em processos judiciais e ainda, ajudar com a mediação de conflitos de forma técnica e abrangente, se necessário”.
O especialista ainda acrescenta que “ao adotar estratégias eficazes de recuperação de crédito e contar com a assistência de profissionais jurídicos especializados, as empresas podem proteger suas finanças e promover uma maior estabilidade financeira”, finaliza.
Com informações da Carolina Lara Comunicação