Oferecer benefícios corporativos é uma das melhores estratégias para reter talentos, melhorar o engajamento da equipe e demonstrar aos colaboradores que a empresa se preocupa com o seu bem-estar.
Além das vantagens mensais, como vale-transporte e vale-cultura, também é interessante a oferta de benefícios sazonais, ou seja, em épocas específicas do ano, como é o caso da cesta Natalina.
Mesmo que possa parecer um gasto a mais para a empresa, presentear o colaborador com uma cesta Natalina, na verdade, ajuda o negócio em vários aspectos. Quer saber como? Veja a seguir os maiores benefícios das cestas de Natal para funcionários!
Benefícios das cestas de Natal para funcionários
Muitos brasileiros costumam realizar comemorações em família no Natal — período que apresenta um apelo emocional importante em nossa cultura. Por esse motivo, o fornecimento de cestas de Natal pelas empresas demonstra apoio e consolida sua participação na vida e família de seus colaboradores.
Veja agora as maiores vantagens de oferecer esse item:
1. Motivação do colaborador
Um colaborador motivado é o desejo de qualquer empresário. A motivação no ambiente de trabalho auxilia no clima organizacional e aumenta a produtividade, reduzindo a rotatividade de funcionários, conservando os talentos dentro da empresa.
Como já mencionamos, a data Natalina faz parte das principais comemorações no Brasil e, por isso, muitas famílias valorizam todos os aspectos que compõem o momento da ceia de Natal. No entanto, por motivos econômicos, não são todos que podem investir na ornamentação e aquisição de alimentos para a ceia.
Sendo assim, ao fornecer um auxílio com itens simbólicos desse momento festivo, a empresa demonstra que se preocupa e quer estar presente na vida de seus funcionários. Como consequência, os membros do negócio acabam se sentindo mais motivados dentro da corporação, o que é muito importante, pois impacta em outros pontos cruciais, como a produtividade.
2. Engajamento da equipe
Imagine um local de trabalho no qual um funcionário se sente desmotivado, desvalorizado. Se os motivos não forem pessoais e sim relacionados a processos de trabalho, demanda, salário, falta de reconhecimento, é bem provável que em pouco tempo mais funcionários se sintam dessa forma. É quase um contágio de estado de espírito entre os colegas.
O contrário também é verdadeiro. Quando a empresa consegue motivar muitos funcionários, de forma individual, há um aumento orgânico do engajamento da equipe de trabalho, e isso impacta positivamente, tanto os colaboradores quanto a empresa.
O oferecimento de benefícios por parte da empresa aos seus funcionários auxilia a promover um sentimento de pertencimento, que, além de individual, torna-se coletivo, já que é compartilhado com os colegas, afetando o clima organizacional.
Por sua vez, uma equipe engajada aumenta o comprometimento com o trabalho, de forma geral, o que fortalece a marca da empresa e consequentemente melhora o desempenho de todo o time.
3. Reconhecimento do colaborador
Sentir-se valorizado dentro do local de trabalho é fundamental para a maioria das pessoas. Esse sentimento pode vir de diferentes causas, a depender de cada indivíduo, como salário pago sem atraso, benefícios concedidos pela empresa — plano de saúde, cesta básica, bonificações —, feedbacks adequados, entre outros.
O final do ano traz um cansaço físico em conjunto com o aumento da carga emocional, devido às datas comemorativas, seus significados e simbolismos. Sentir-se lembrado, recompensado e reconhecido pela empresa, nesse momento sensível, aumenta muito a sensação de valorização e pertencimento do colaborador.
4. Aumento da produtividade
A satisfação em trabalhar em um local em que se sente valorizado é fundamental para a realização de um trabalho coeso e acertado. Um funcionário motivado entrega o melhor do seu potencial, garantindo uma produtividade adequada dentro do negócio. Como você pode perceber, uma vantagem acaba potencializando outros benefícios para a empresa, numa espécie de cascata.
Um colaborador motivado individualmente — e se sentindo valorizado, reconhecido — contagia os outros, o que aumenta o engajamento da equipe, como um todo. A equipe engajada, por sua vez, trabalha de forma mais apropriada e entrega melhores resultados.
Ofertar cestas de Natal para funcionários, então, pode fazer parte da estratégia empresarial para melhorar a produtividade de maneira indireta, através da satisfação e motivação dos colaboradores.
5. Retenção de talentos e redução de rotatividade
A redução da rotatividade de funcionários e retenção de talentos são objetivos buscados por qualquer empresa. Afinal, isso gera um balanço financeiro positivo, pois se economiza com demissões e contratações ao mesmo tempo que mantém colaboradores engajados que entregam bons resultados.
Vários são os motivos que ajudam a reter talentos, como salários e demandas de trabalho justos, possibilidade de crescimento e benefícios não obrigatórios, como folga no dia do aniversário, vale academia, auxílio-creche, dentre outros.
Contar com benefícios corporativos não obrigatórios, como no caso das cestas de Natal para funcionários, é uma das maneiras de tentar alcançar essa retenção de talentos, já que gera um sentimento de pertencimento, reconhecimento e valorização do colaborador.
Esses são pontos que são muito considerados quando bons colaboradores recebem outras propostas. Sentir-se valorizado é fundamental para reter bons funcionários na equipe e por isso, a empresa deve-se investir nas estratégias que costumam causar esse impacto.
6. Melhoria do Clima Organizacional
O gesto de dar cestas de Natal contribui para criar um ambiente mais positivo e amigável, o que pode melhorar o clima organizacional e as relações interpessoais.
A compra de cestas de Natal para os colaboradores traz consigo uma notável melhoria no clima organizacional de uma empresa. Esse gesto de generosidade e atenção aos funcionários cria um ambiente mais positivo, unido e harmonioso.
Além disso, o gesto cria uma atmosfera festiva e alegre no local de trabalho, reduzindo o estresse e a tensão que podem acompanhar as demandas do final de ano.
A sensação de que a empresa está se esforçando para tornar esse período mais especial influencia positivamente a percepção dos funcionários no ambiente de trabalham.
7. Desperta as emoções
O Natal é um período no qual as pessoas ficam mais emotivas, seja por questões religiosas ou lembranças de família. O momento pelo qual passamos recentemente, de pandemia, tão adverso, com tantas dificuldades individuais e coletivas, amplia essa comoção e pede relações cada vez mais humanizadas, principalmente no ambiente de trabalho.
Quando você oferta cestas de Natal, você não presenteia somente seu colaborador, mas toda sua família, despertando emoções como a animação pela espera do recebimento.
Além de gratidão e felicidade pela possibilidade de contar com ajuda para celebrar. Além disso, receber um mimo no Natal auxilia a minimizar o pesar desse período emocionalmente intenso.
Dessa maneira, fornecer cestas de Natal para funcionários, torna a empresa presente em suas casas, estreitando os elos de pertencimento nesse momento tão sensível e importante.
Diante de todas as vantagens de presentear seus colaboradores com cestas Natalinas, não resta dúvidas de que seja um benefício importante a ser ofertado.
Com informações Blog B2B Cesta Nobre