Nesta terça-feira (12), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço decidiu autorizar a aplicação de R$ 183 milhões para custear o sistema FGTS Digital.
Esse recurso destinado irá propiciar a implementação do novo programa, que, até o momento, está em fase de testes até 13 de janeiro, iniciando oficialmente a partir de 1º de março do próximo ano.
Foi também aprovado o valor de R$ 39 milhões para fiscalização do pagamento do FGTS pelas empresas de auditoria fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego.
Diante disso, os recursos recebidos devem ser aplicados em atividades com reflexo no fundo, modernizando os sistemas, cobrança administrativa e capacitação da auditoria fiscal do Trabalho.
Para aqueles que quiserem assistir a reunião completa do Conselho Curador do FGTS, basta clicar neste link ou acessar o site do FGTS.
FGTS Digital
O FGTS Digital é um conjunto de sistemas informatizados para gerenciar os processos de obrigações de recolhimento do fundo.
Por meio dele, os empregadores poderão fazer:
- Emissão de guias rápidas e personalizadas;
- Consultar extratos;
- Solicitar compensação ou restituição de valores;
- Contratar parcelamentos
Vale ainda mencionar que os boletos gerados no FGTS Digital terão um QR Code para leitura e pagamento direto no app ou site da instituição financeira do empregador.
Pelo sistema, haverá redução de custo de execução do pagamento do serviço para o FGTS e uma das novidades é a utilização do Pix como a única forma de recolhimento.