FGTS: veja como consultar e emitir a certidão

FGTS: veja como consultar e emitir a certidão

A certidão de FGTS é um documento que pode ser exigido por instituições financeiras para liberar crédito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É bastante prática de se obter online. 

O documento também é conhecido como Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND) ou Certificado de Regularidade do FGTS (CRF). 

Esse documento garante que não existem pendências ou dívidas das empresas no Fundo de Garantia, mostrando se o empregador está depositando o valor destinado aos seus funcionários mensalmente. Isto dá maior segurança aos bancos.

Certidão FGTS

Confira no passo a passo como consultar a sua certidão do FGTS.

1. Acesse o site do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; 

2. Clique no menu “Sou Empregador”; 

3. Acesse a opção “O que é regularidade para com o FGTS?

4. Nesta nova página, vá até o item “Consultar Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”; 

5. Clique em “Consultar CRF”;

6. Na nova aba, digite o CNPJ ou o CEI da empresa (somente números) e deixe o campo da UF em branco; 

7. Para efetuar uma consulta com o CNPJ básico, será necessário informar a unidade federativa onde se encontra a empresa;

8. Você será encaminhado para uma página que informa se a empresa está regular ou não junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; 

9. Caso deseje emitir uma cópia do CRF, clique em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”;

10. Na nova janela, você terá uma cópia virtual da Certidão do FGTS; 

11. A certidão do FGTS tem validade de 30 dias; 

12. Se desejar imprimir, clique em “Visualizar”;

13. Para obter uma cópia física da Certidão do FGTS, basta clicar no botão “Imprimir” que aparece no topo da tela.

CND, CRF ou Certidão do FTGS

Todas essas siglas se referem à mesma coisa: CND significa Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social, um documento que confirma a regularidade das empresas com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). 

Atualmente, o serviço utiliza a sigla CRF (Certificado de Regularidade do FGTS) , que é popularmente chamada de certidão do FGTS.

Esse documento serve para comprovar que o empregador está depositando o valor do FGTS de seus funcionários mensalmente, dando maior segurança às instituições financeiras que concedem crédito com base no Fundo de Garantia. 

Para obter a certidão, você precisa apenas do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa ou do Cadastro Específico do INSS (CEI) . Em alguns casos, será necessário informar o estado em que a empresa é sediada.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

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