A sexta-feira mais aguardada do ano pelos consumidores chegou e a Black Friday acontece hoje (24), com diversos sites já divulgando suas promoções para a data americana – já incorporada no calendário brasileiro.
Como a data promete agitar o varejo físico e principalmente online, os consumidores devem ficar atentos às ofertas e sites para evitar problemas, fraudes e golpes na ocasião.
Para respaldar os brasileiros, o Procon-SP, órgão de proteção aos consumidores, divulgou uma lista de 78 sites que devem ser evitados durante a Black Friday.
De acordo com o Procon, o ranking considera empresas que tiveram reclamações registradas junto ao órgão, foram notificadas, mas não responderam ou não foram encontradas.
Das 78 empresas listadas, 13 ainda estão com sites em funcionamento. Por isso, o consumidor deve conferir se a loja que pretende comprar faz parte desse ranking antes de decidir fazer sua compra. Todas as empresas e sites podem ser conferidos aqui.
Além disso, o Procon recomenda: “Antes de comprar, o consumidor deve verificar se o perfil ou o site possui reclamações. Um dos sinais de alerta é observar se a plataforma tem comentários de outros consumidores. Caso não tenha, é importante desconfiar. Preços baixos demais também podem ser uma armadilha. Outra dica é dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.”