Empresarial: PL propõe punir grandes companhias que atrasam pagamentos a fornecedores

Empresarial: PL propõe punir grandes companhias que atrasam pagamentos a fornecedores

O Projeto de Lei (PL) 2392/23 define como infração a prática de grandes empresas atrasarem sem motivo justo o pagamento a fornecedores ou financiadores de bens ou serviços.

O projeto, que está em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Defesa da Concorrência, prevendo, para esses tipos de situação, multa para a empresa.

A penalidade pode variar de 0,1% a 20% do faturamento bruto e, ao administrador responsável, podendo chegar a 20% da aplicada à companhia.

A autora e deputada Maria do Rosário argumenta que “há diversos relatos de empresas com posição dominante no mercado que atrasam de forma constante e voluntária pagamentos a fornecedores, mesmo com dinheiro em caixa, a fim de melhorar seus balanços contábeis e aumentar arbitrariamente os lucros”.

Vale informar que o PL será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

RFB libera versão 10.0.15 do Programa da ECF

Já está disponível na página do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) uma nova atualização do programa da ECF, a versão 10.0.15, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF...

ler mais