A busca por inovação e pelo crescimento são uns dos dilemas mais significativos para as empresas de todos os portes e segmentos. São dois caminhos distintos, porém complementares, que podem conduzir a resultados notáveis quando bem integrados.
Inovar para crescer, implica na procura por soluções, produtos ou serviços inovadores que satisfaçam as necessidades dos clientes de maneira única, impulsionando assim a participação da empresa no mercado. Neste contexto, a inovação é vista como o pilar para a manutenção da competitividade, enquanto o crescimento surge como uma consequência natural do sucesso inovador.
Por outro lado, crescer para inovar, representa a expansão dos negócios em novos mercados, o aumento da presença geográfica, a ampliação da capacidade produtiva, entre outros. Esse tipo de crescimento pode ser considerado um investimento que proporciona uma maior capacidade de investir em desenvolvimento, inovação e, em outras áreas importantes, que possam agregar valor aos clientes e ao mercado.
No Brasil, a taxa de inovação atinge 70,5%, conforme a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec), realizada em 2021 pelo IBGE em parceria com a Financiadores de Estudos e Projetos (FINEP). Este índice refere-se às empresas industriais com 100 ou mais colaboradores que lançaram produtos ou implementaram processos de negócios novos ou substancialmente aprimorados. Destas, 37,8% lançaram produtos e implementaram novos processos de negócios; 20% implementaram apenas novos processos de negócios, e, 12,7% lançaram somente novos produtos.
Uma abordagem promissora para conciliar diferentes perspectivas de inovação é desenvolver uma estratégia que permita que a empresa cresça de forma sustentável e invista em inovação ao mesmo tempo. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de parcerias e alianças estratégicas com outras empresas, que permitam que a empresa possa compartilhar recursos, expertise e, ainda, ampliar o alcance da base de clientes, aumentando a sua performance.
Em resumo, a criatividade é a chave para promover inovação, enquanto a tecnologia ajuda a concretizá-la. “Inovar para crescer” e “crescer para inovar” são perspectivas poderosas que podem conduzir a resultados excepcionais. O segredo é desenvolver um plano que permita que a empresa concilie essas duas vertentes de forma a garantir perenidade nos resultados e inovação contínua. Este processo pode começar com simples, mas impactantes melhorias no cotidiano das equipes, nos processos e nas entregas.
Então, que tal começar e aprimorar algo ainda hoje? O futuro inovador de sua empresa começa com os passos de hoje.
Por Anderson Guerra, Head de Engenharia, Produtos e Serviços no Grupo One7